Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

População de Curitiba recebe alimentos em troca de lixo reciclável

A cada quatro quilos de materiais entregues, cada pessoa ganha um quilo de frutas e verduras

Ajustar texto A+A-

População de Curitiba recebe alimentos em troca de lixo reciclável

A exemplo de outros projetos que possibilitam a troca de materiais recicláveis por alimentos em cidades brasileiras, o programa Câmbio Verde faz sucesso em Curitiba. Ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir a quantidade de resíduos na capital do Paraná, a ação complementa a alimentação das famílias, por meio da troca de lixo reciclável por alimentos. As trocas são realizadas quinzenalmente em postos de atendimento. A cada quatro quilos de lixo reciclável, cada pessoa ganha um quilo de frutas e verduras.

O programa promove o escoamento da safra de produtos hortifrutigranjeiros dos pequenos produtores de Curitiba e região metropolitana, cria na população o hábito de separar o lixo orgânico do inorgânico, sensibiliza a comunidade para a correta destinação final dos resíduos e reforça a alimentação para pessoas que possuem baixa renda.

Há ainda o programa Câmbio Verde Especial, realizado nas escolas públicas municipais com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a necessidade de separar o lixo e sobre a importância da reciclagem para o bem-estar social de todos. Nas escolas, o lixo é trocado por cadernos, brinquedos, chocolates e ingressos para shows.

Histórico

Em 1989, por meio do Programa Compra do Lixo da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, era efetuada a troca de lixo orgânico por vale-transporte. Em junho de 1991, durante uma supersafra de repolho na região metropolitana, a prefeitura percebeu que o vale-transporte poderia ser substituído por alimentos, com a inclusão do lixo reciclável na troca, o que originou o atual Programa Câmbio Verde.

O programa consiste em ações que envolvem dimensões educativas voltadas para a preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável e de combate à fome e à pobreza.

Fonte: EcoD

Fechar (X)