Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

População mundial de animais foi reduzida à metade nos últimos 40 anos

O alerta consta do Relatório Planeta Vivo 2014, divulgado recentemente pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF)

Ajustar texto A+A-

População mundial de animais foi reduzida à metade nos últimos 40 anos

O Relatório Planeta Vivo 2014 divulgado recentemente pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) mostra que as populações de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes foram reduzidas à metade, em média, nos últimos 40 anos. O estudo avaliou mais de 10 mil populações entre 1970 e 2010.

Somente as espécies terrestres diminuíram 39% em todo o mundo. A principal causa é a perda de habitat desses animais em decorrência de atividades como a caça. Já as espécies de água doce tiveram retração de 76%; as marinhas, 39%.

De acordo com o estudo, a maior queda registrada foi na América Latina: 83%. Embora em algumas regiões do mundo, como a África, a questão da caça seja preocupante, na América Latina a diminuição dos animais tem outras causas como desmatamento, destruição de ecossistemas aquáticos e pesca.

O documento mostra ainda que a demanda global é maior que a capacidade de reposição do planeta. Atualmente, seria necessária uma Terra e meia para atender às necessidades atuais.

A edição 2014 do relatório usou uma nova metodologia, com o aumento do peso de alguns grupos de animais, como peixes e anfíbios, subavaliados nas medições anteriores.

O Relatório Planeta Vivo 2014 faz uso do banco de dados da Sociedade Zoológica de Londres, uma fundação científica sem fins lucrativos, que tem projetos de conservação em mais de 50 países.

Fonte: EcoD

Fechar (X)