Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Porto Alegre terá aluguel de carros elétricos dobráveis

Projeto será implantando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul para testes

Ajustar texto A+A-

Porto Alegre terá aluguel de carros elétricos dobráveis

Porto Alegre vai testar um sistema de compartilhamento de carros elétricos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na fase inicial de testes, o projeto SiVI (Sistema Veicular Inteligente) será voltado à comunidade universitária, com as duas primeiras estações, cada uma com um carro, nos campi Centro e do Vale.

O sistema, que poderá ser ampliado para outras universidades da capital gaúcha e, posteriormente, aberto à população em geral, foi criado por três estudantes de pós-graduação, Cezar Reinbrecht, Gerson Scartezzini e Lucas de Paris.

O modelo, já implantado nos Estados Unidos, China e Europa, permite ao usuário pegar o carro em vagas ou garagens espalhadas pela cidade e devolvê-lo após um período pré-estipulado.

Os veículos utilizados na universidade gaúcha serão trazidos da Espanha. A tarifa cobrada será de R$ 24. Além do objetivo de reduzir os níveis de poluição, o carro elétrico chega a 70 km/h, é isento de IPVA e roda a cerca de R$ 0,10 por quilômetro.

Outra cidade brasileira que deve implantar o sistema ainda em 2015 é o Rio de Janeiro. No ano passado, Recife anunciou o primeiro sistema de compartilhamento de carros elétricos do Brasil, em operação desde dezembro.

Fonte: EcoD

Fechar (X)