Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Prazo adiado: emissão da nota fiscal de serviços pelo MEI será obrigatória somente a partir de setembro

Emissão estava prevista anteriormente para abril; de todo modo, plataforma para emitir a NFS-e já está disponível

Ajustar texto A+A-

Prazo adiado: emissão da nota fiscal de serviços pelo MEI será obrigatória somente a partir de setembro
Para prestação de serviço a pessoas físicas, a emissão permanecerá facultativa (Arte: TUTU)

O prazo para que os Microempreendedores Individuais (MEIs) obrigados a emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e), pelo novo sistema chamado de Módulo Emissor da NFS-e Nacional, foi prorrogado para 1º de setembro pelo Comitê Gestor do Simples Nacional. Antes, a obrigatoriedade estava para abril. Mesmo não sendo obrigado, a emissão já pode ser feita pela Plataforma de Administração Tributária Digital. 

A emissão será sem custo, como noticiamos no fim de 2022. O MEI poderá emitir, de forma simplificada, em todo o território nacional, preenchendo apenas três informações: CNPJ ou CPF do tomador do serviço, descrição do serviço e valor da nota. A norma abrange apenas os prestadores de serviços.

Para prestação de serviço a pessoas físicas, a emissão permanecerá facultativa, de forma que apenas nos casos de prestação de serviço a pessoas jurídicas que o MEI deverá emitir a NFS-e.

A Plataforma de Administração Tributária Digital foi criada com o intuito de estabelecer um padrão para emissão de NFS-e, de forma a atender às características especificas das mais de 5 mil legislações municipais. Os sistemas de emissão das NFS-e disponibilizados atualmente pelas Secretarias Municipais da Fazenda continuam funcionando até a data 1° de setembro.

Os contribuintes que precisarem de mais informações quanto ao cadastro e preenchimento das notas fiscais podem encontrá-las nestes links. Veja também um vídeo contendo orientações com um passo a passo aos Microempreendedores Individuais.

Gestão eficiente para a sua empresa

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais. 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)