Sustentabilidade
30/05/2023Preocupado com ESG e não sabe por onde começar? Entenda como a Logística Reversa pode contribuir para a sua empresa!
Conjunto de procedimentos é uma importante ferramenta para o urgente combate às mudanças climáticas
A empresa que participa de um sistema de Logística Reversa (LR) atende aos requisitos da agenda ESG, o contemplar no negócio aspectos ambientais, sociais e de governança, além de proporcionar os seguintes benefícios:
• ambientais: evita a contaminação do meio ambiente e possibilita o reaproveitamento de diversos materiais, como plástico e metal, evitando a exploração de nova matéria-prima e a respectiva emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes;
• sociais: proporciona a geração de emprego e renda às diversas categorias de catadores – autônomos, cooperados e associados, sucateiros, operadores logísticos, recicladores, entre outros que trabalham na reciclagem de produtos pós-consumo;
• de governança: permite estar em conformidade legal/compliance com o disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, instituída pela Lei 12.305/2010) e outras normas ambientais.
LEIA MAIS SOBRE LOGÍSTICA REVERSA
- Logística Reversa: termos de compromisso assinados pelo comércio contribuem para os ODS
- FecomercioSP alerta empresas para integrarem o sistema de Logística Reversa de óleo de cozinha usado
- FecomercioSP dá dicas de negócios para as empresas que buscam instituir a logística reversa de lâmpadas
Há também o atendimento a outro quesito importante: o econômico. Além dos reflexos da geração de renda, a LR fomenta a economia circular e dessa forma há geração de recursos financeiros pela inserção dos recicláveis que retornam em novos ciclos produtivos.
Entenda a LR
A LR é um procedimento que contempla o retorno dos produtos de significativo impacto ambiental, na fase pós-consumo, ao setor industrial.
Os produtos elencados pela PNRS estão sujeitos à LR em razão de periculosidade ou quantidade, e por isso devem ser destinados de forma ambientalmente adequada, para proteger o meio ambiente e a saúde pública. Ao reaproveitar os materiais na fabricação de novos produtos, evita-se a emissão de poluentes na extração de matéria prima, bem como a emissão de gases de efeito estufa. Por isso, a LR acaba sendo uma importante ferramenta para o urgente combate às mudanças climáticas — um dos principais motivos do crescimento da agenda ESG.
Adesão do comércio
Sendo os custos com a destinação final ambientalmente adequada dos produtos pós-consumo coletados nos sistemas de LR de responsabilidade de fabricantes e importadores, nos sistemas coletivos de LR, a adesão do comércio é sem custos. Contate a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para saber os requisitos e procedimentos, pois cada sistema de LR conta com entidades gestoras diferentes, além de responsabilidades diversas.
A FecomercioSP dispõe de uma plataforma digital de Logística Reversa com materiais orientativos, além de uma ferramenta de adesão, tudo de forma online e gratuita!
Aproveite e conheça mais sobre os sistemas de LR dos quais a FecomercioSP participa:
- Baterias de chumbo ácido (automotivas, de motocicletas, embarcações e estacionárias)
- Eletroeletrônicos
- Lâmpadas
- Óleo de cozinha usado
- Pilhas e baterias portáteis
Conselho de Sustentabilidade e a gestão de resíduos sólidos no Brasil
Sabia que quase 40% do total de resíduos domiciliares e de limpeza urbana coletados no Brasil são dispostos de forma inadequada, causando grave impacto à saúde e ao meio ambiente?
Por isso, temos pleitos e pautas prioritárias para mudar esse cenário. Gestão de resíduos sólidos, logística reversa e economia circular são temáticas fundamentais para nós. Confira o nosso fôlder e fique por dentro do assunto! Entre em contato com o Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, presidido pelo professor José Goldemberg, e faça parte dessa mudança. Lembramos que o Conselho de Sustentabilidade também atua em outras temáticas. Saiba Mais.