Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Projeto amplia área oceânica de proteção ambiental no Brasil

Programa Áreas Marinhas Protegidas prevê criação de unidades de conservação financiadas pelo Fundo Ambiental Global em mais de 120 mil quilômetros quadrados

Ajustar texto A+A-

Projeto amplia área oceânica de proteção ambiental no Brasil

A área oceânica de proteção ambiental no Brasil será ampliada dos atuais 5,5 milhões de hectares para mais de 17,5 milhões de hectares. O projeto Áreas Marinhas Protegidas, que prevê a criação de unidades de conservação (UCs), foi aprovado pelo Banco Mundial (Bird) - parceiro do Brasil na implantação de unidades de conservação na Amazônia - e será financiado pelo Fundo Ambiental Global, com recursos de mais de R$ 40 milhões.

As ações previstas no projeto deverão beneficiar 43 milhões de pessoas e alcançar 514 mil quilômetros quadrados da costa do Brasil. A previsão é que a iniciativa desencadeie amplos benefícios sociais e econômicos decorrentes da proteção da capacidade dos ecossistemas costeiros de produzir alimentos e de manter a boa qualidade da água, além de aumentar as condições de resistência e recuperação da degradação.

Entre os principais objetivos do projeto estão a criação e consolidação de pelo menos 120 mil quilômetros quadrados de novas áreas de proteção da biodiversidade, incluindo 9.300 quilômetros quadrados de áreas de proteção da biodiversidade melhorados.

O projeto deverá potencializar o bem-estar dos habitantes das zonas costeiras e incrementar as oportunidades para as comunidades locais tradicionais, que dependem diretamente das atividades de pesca para sua subsistência.

Fonte: Pensamento Verde

Fechar (X)