Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Projeto apresenta alternativas de transporte público de modo interativo

Animação interativa veiculada pelo portal Terra é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade e mostra as diversas possibilidades de meios de transporte de passageiros

Ajustar texto A+A-

Projeto apresenta alternativas de transporte público de modo interativo

Apresentar de maneira interativa as principais alternativas de transporte público usadas nas grandes cidades do Brasil e do mundo foi o objetivo do portal Terra com o trabalho “Alternativas para o transporte público no Brasil”, assinado pelo jornalista Guilherme Justino, com edição de André Roca, ilustração de Fábio Condutta e texto da GHX Comunicação (parceira do Terra em conteúdo). O projeto é finalista do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Reportagem Jornalística.

Além de mostrar os diferentes tipos de transporte, com página comparativa que possibilita “duelos” entre eles, o material foi complementado com textos sobre iniciativas com preocupação ambiental; o case da cidade de Curitiba (PR), considerada modelo no País; e novas tecnologias. O trabalho apresenta ainda uma entrevista em formato “perguntas e respostas” com Jaime Lerner, arquiteto e ex-prefeito da capital paranaense.

Segundo Roca, que editou o material, a repercussão foi muito boa. “O trabalho foi muito bem recebido pelos internautas, que enviaram muitas mensagens elogiosas, e pelo público especializado”, afirma. “O uso de infográficos é recorrente no Terra. A impressão que temos, no entanto, é que este superou as expectativas. O modo como ele foi feito se diferencia dos demais infográficos que já entregamos".

Os textos apresentam alternativas de transporte, como ônibus, metrô, BRT (sigla para Bus Rapid Transit, ou Trânsito Rápido de Ônibus), aeromóvel e hidrovia. São detalhadas as características básicas de cada uma delas; apontadas vantagens e desvantagens; e feita uma breve análise do aproveitamento de cada um dos sistemas no modelo brasileiro de transporte público. 

O texto lembra que, com uma frota de quase 80 milhões de veículos nas ruas – 55% automóveis –, o trânsito no Brasil se aproxima rapidamente dos rótulos de impraticável e insalubre, em especial nas grandes cidades. Em dez anos, a frota nacional cresceu 114%. Apenas em São Paulo, Estado com o maior número de veículos, houve um incremento de 2,6 milhões de carros desde abril de 2003, quando os paulistas já enfrentavam congestionamentos recordes. Dados do IBGE publicados no Censo 2010 mostram que um milhão de brasileiros gasta até duas horas no trânsito para ir ao trabalho. 

Fechar (X)