Negócios
17/02/2014Projeto do Marco Civil conta com duas sugestões da FecomercioSP
Desde a apresentação do Projeto de Lei nº 2.126/2011 ao Congresso, a Entidade promove debates e ações para garantir a segurança de usuários da internet e combater crimes eletrônicos
As mudanças propostas ao texto do Marco Civil da Internet – Projeto de Lei nº 2.126/2011 –, programado para ser votado nesta terça-feira (18/02) na Câmara dos Deputados, contam com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que teve duas de suas sugestões incluídas: os artigos que se referem ao armazenamento de dados e à responsabilidade pelo conteúdo de terceiros. Para a entidade, as alterações promovidas pelo relator, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), asseguram a neutralidade da rede e garantem questões relevantes, como a proteção ao sigilo empresarial.
A FecomercioSP destaca, ainda, uma importante alteração nesta última versão do projeto: a inclusão da possiblidade do uso dos Juizados Especiais nas causas que versem sobre o ressarcimento por danos decorrentes de conteúdos disponibilizados na internet relacionados à honra, à reputação ou a direitos de personalidades. Na visão da Federação, tal medida trará agilidade nas decisões judiciais sobre o assunto.
A votação do Marco Civil da Internet é um assunto frequentemente debatido pela FecomercioSP, desde sua apresentação ao Congresso Nacional, em 2011. Por meio dos seus Conselhos de Tecnologia da Informação e Comércio Eletrônico, a entidade tem colaborado para o debate da matéria e sugerido mudanças ao longo do período em que o texto esteve sob análise do Legislativo. O tópico também vem sendo abordado com destaque em várias edições do Congresso de Crimes Eletrônicos e Formas de Proteção, evento realizado anualmente pela FecomercioSP, com especialistas da área de tecnologia da informação.
Confira, nos links abaixo, a evolução do debate sobre o Marco Civil da Internet:
- Marco Civil da Internet chega ao Congresso com problemas (25/08/2011)
- Marco Civil da internet pode transformar a web em terra sem lei, alerta FecomercioSP (05/07/2012)
- Marco Civil da Internet precisa de mudanças para entrar em vigor, avalia setor (13/08/2013)
- Cibercrime se tornou indústria no Brasil, avaliam analistas (13/08/2013)
- FecomercioSP TV: Aprovação do Marco Civil da Internet promoverá segurança online (14/10/2013)
- FecomercioSP considera prudente a votação do Marco Civil da Internet em 2014 (05/12/2013)
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/projeto-do-marco-civil-conta-com-duas-sugestoes-da-fecomerciosp