Sustentabilidade
27/03/2017Projeto vencedor do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade se estende em ação de logística reversa de TVs
Campanha pautada na transição do sinal analógico para o digital deve arrecadar 10 mil televisores e movimentar R$ 52 mil no mercado da reciclagem
Televisores devem ser recebidos durante as ações na Capital Paulista e em outras 24 cidades da região metropolitana
(Arte TUTU)
Por Deisy de Assis
O projeto Eco-Eletro se desdobrou em nova ação. Depois de levar a coordenadora do Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Tereza Cristina Carvalho, a vencer o 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade (2013, na categoria academia-professor), o programa teve as cooperativas que capacitou indicadas para integrar uma campanha com foco na logística reversa e reciclagem de aparelhos de TV.
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A iniciativa, que vai até o dia 8 de abril, é organizada pela Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação (Abrin) e pela Seja Digital, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico da televisão no Brasil para o digital. A transição tecnológica, que acontecerá no próximo dia 29 (quarta-feira) em 39 municípios do Estado de São Paulo, foi justamente o que pautou as entidades a desenvolver a ação.
Todas as cooperativas (15) parceiras na campanha foram beneficiadas pelo projeto Eco-Eletro, que capacitou mais de 180 pessoas para o manuseio correto dos equipamentos eletrônicos com destino à reciclagem. De acordo com Tereza, as orientações passadas aos trabalhadores resultaram em uma valorização do resíduo eletrônico, pois houve ganho de qualidade com o manejo correto. Para se ter uma ideia, o valor médio de venda do quilo dos materiais passou de R$ 0,30 para R$ 3.
Por esses fatores, houve a indicação das cooperativas do Lassu à Abrin. “Além disso, acompanhamos o processo inicial dos trabalhos, apoiando e motivando os envolvidos para a segurança em todas as fases”, comenta a coordenadora do Lassu.
Na opinião da assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Cristiane Cortez, a ação tem grande importância social e ambiental. “Trata-se de um tipo de logística reversa focada em uma metodologia responsável. É muito bom saber que um projeto reconhecido pelo Prêmio de Sustentabilidade teve essa continuidade.”
Coleta pode chegar a 10 mil unidades
Segundo estimativa da Abrin, cerca de 10 mil televisores devem ser recebidos durante as ações na Capital Paulista e em outras 24 cidades da região metropolitana e proximidades (no raio de até 100 quilômetros). Também é esperada a entrega de uma pequena quantidade de antenas de sinal analógico.
De acordo com o diretor da Abrin, Ronaldo Stabile, a previsão desse grande volume foi calculada com base na experiência de uma iniciativa semelhante, promovida pela ONG Programando o Futuro e pela Seja Digital, em Brasília. No Distrito Federal, onde a população é menor (2,9 milhões de habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram recolhidas 2.100 TVs no período em que houve a troca do sinal, no ano passado. “Nas 25 cidades de São Paulo, a estimativa chega a 10 mil aparelhos, pois o número de atingidos será maior, em torno de 18 milhões de habitantes.”
Como funciona
Além das 15 cooperativas, a campanha envolve 25 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), uma em cada município atingido, e dois Centros de Remanufatura de Computadores (CRCs).
Nos finais de semana, as unidades educacionais estão mobilizando as comunidades locais, a partir da organização de professores e alunos das áreas de eletrônica, logística, meio ambiente e eventos, que farão o trabalho de divulgação e educação ambiental. Os moradores de cada região poderão descartar TVs e antenas, em funcionamento ou não, nas Etecs.
De lá, os aparelhos vão para as cooperativas parceiras e para os CRCs. A partir daí começa a fase de reciclagem, com a venda dos aparelhos para a Ecoview, empresa certificada para processar e desmanufaturar os televisores. Ou seja, será feita a desmontagem e a separação de materiais – como ferro, alumínio, plástico, cobre (fiação), entre outros - para a comercialização como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
Consulte o ponto de entrega voluntária mais próximo de você.
Meio ambiente e saúde
A coordenadora do Lassu comenta que tão importante quanto promover a logística reversa e a reciclagem é a garantia de que não haverá contaminação por substâncias tóxicas durante o manejo, transporte e desmontagem. Isso porque os aparelhos de TV possuem metais pesados – como chumbo, mercúrio e pó fosfórico – que contaminam o solo e os lençóis d’água e, em contato com os humanos, podem causar sérias complicações de saúde, como alterações neurofisiológicas.
“Uma única TV pode conter de cinco a seis quilos de chumbo”, frisa Tereza. Ela conta que antes da capacitação promovida junto às cooperativas, muitos catadores quebravam os aparelhos para retirar o cobre e vender, o que acabava deixando essa grande quantidade de chumbo exposta às chuvas, ocasionando a chegada desse metal pesado ao solo. “A conscientização é fundamental. O brasileiro é um povo muito colaborativo, desde que receba a informação e seja sensibilizado."
Movimentação econômica
Stabile explica que o foco da campanha é, principalmente, educacional, a fim de conscientizar a população sobre riscos do descarte indiscriminado. Mas, do ponto de vista econômico, com a geração de emprego e lucro, também há uma amostra da sustentabilidade da iniciativa.
“A estimativa é de que sejam movimentados R$ 5,20 por aparelho de TV recebido, entre custo e receita”, diz o diretor da Abrin, que comenta que parte dos processos está sendo financiada pela Seja Digital.
Assim, uma vez que são esperados 10 mil televisores, a movimentação financeira pode chegar a R$ 52 mil.
Kit conversor
“Outro foco da campanha é o de informar sobre o kit conversor, que permite que as TVs antigas continuem em uso. Caso os aparelhos estejam em condições para isso, a escolha também representa uma decisão sustentável”, destaca a gerente regional da Seja Digital em São Paulo, Cecília Zanotti.
A Seja Digital distribuirá 1,8 milhão de kits - com antena UHF, conversor, cabos e controle remoto - para as famílias cadastradas nos mais de 20 programas sociais do Governo Federal, entre os quais estão Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Pronatec. Segundo a empresa, mais de um milhão de beneficiários já agendaram a retirada dos kits e aproximadamente 800 mil kits já foram entregues. As famílias devem acessar o site ou ligar gratuitamente para o número 147 para verificar se podem ser beneficiadas pela distribuição.
Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lançou a sexta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, com inscrições abertas até 20 de novembro de 2017.
A nova edição tem como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de uma agenda mundial adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 169 metas a serem atingidas pela humanidade até o ano de 2030. Essas medidas envolvem ações nas áreas de consumo e produção sustentáveis, erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, entre outras.
Serão reconhecidos projetos com foco nos princípios da sustentabilidade. As categorias contempladas são: empresa; indústria; órgão público; academia; reportagem jornalística; e entidades empresariais.
Os finalistas serão anunciados em fevereiro de 2018. Os vencedores receberão títulos de capitalização ou previdência, no valor de R$ 15 mil, e troféu. Os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares também serão reconhecidos. Clique aqui (inserir link para o site do prêmio) e saiba mais.
Veja também:
Concessionárias de estradas investem em asfalto ecológico até 40% mais durável
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Destinação adequada de resíduos em supermercados catarinenses chega a 97%
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Projeto de logística reversa coletou 5 toneladas de eletroeletrônicos
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https://www.fecomercio.com.br/noticia/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu-englobam-169-metas-mundiais
Federação lança o 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
https://www.fecomercio.com.br/noticia/federacao-lanca-o-6o-premio-fecomercio-de-sustentabilidade
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