Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Provável fim do parcelamento sem juros pode prejudicar vendas no comércio

Medida inclui mais um intermediário nas transações e deixa cobrança de juros visível ao consumidor

Ajustar texto A+A-

Provável fim do parcelamento sem juros pode prejudicar vendas no comércio

Modelo em discussão no Banco Central é próximo do que é praticado internacionalmente
(Arte/Tutu)

“Não existe almoço grátis”. Uma das frases mais conhecidas no mundo da economia afirma que alguém está pagando por algo ainda que pareça sem custo. Um exemplo disso é a compra parcelada sem juros, modalidade bastante comum no País.

Nesse modelo, o consumidor adquire um produto ao fazer a compra no cartão em um determinado número de parcelas, e o lojista recebe o dinheiro 30 dias após efetuada a compra e ao longo do parcelamento. Com isso, o risco de inadimplência fica para as operadoras de cartão de crédito.

Veja também
FecomercioSP explica como a Selic afeta juros pagos pelo consumidor
Em alta, Bolsa deve continuar como boa opção de investimento em 2018
Com melhora na oferta de crédito, famílias voltam às compras de bens duráveis

Embora a taxa de juros cobrada não apareça no valor da compra, o custo financeiro do parcelamento está embutido no preço do produto – há taxas que variam por atividade, número de parcelas e operadora, além da mensalidade das máquinas de cartão.

Atualmente, está em discussão no Banco Central uma proposta que prevê acabar com o parcelamento sem juros. A ideia é antecipar de 30 para cinco dias o recebimento do lojista, e o banco assumiria o risco, mas cobrando pelo parcelamento. Esse modelo se aproxima do que é praticado internacionalmente.

Contudo, a cultura de consumo no Brasil está ligada a compras a prazo. Em geral, o consumidor não entende plenamente como funciona a cobrança de juros, preferindo observar se a parcela em questão cabe ou não no bolso ao longo do tempo de comprometimento da dívida.

Para o lojista, a antecipação de recebimento é positiva, pois melhora o fluxo de caixa, um dos grandes problemas do empresariado.

Mas é importante ressaltar que essa medida pode gerar um efeito negativo, tendo em vista que inclui mais um intermediário na transação: o banco – além da operadora do cartão, a empresa responsável pela máquina e a loja –, encarecendo o valor final. Também não se pode descartar uma eventual retração no consumo em função do efeito psicológico que a cobrança de juros visível tende a causar no consumidor.

Apesar de adaptar o sistema para um modelo próximo do utilizado fora do País, o peso das compras a prazo é tão importante para o varejo que pode ser o caso em que vale a pena manter o modelo brasileiro em vigor. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o mais importante é não excluir o modelo atual e dar liberdade para que o mercado escolha o melhor meio de pagamento de acordo com a peculiaridade de cada negócio.

Fechar (X)