Negócios
18/03/2016Redes de “atacarejo” registram crescimento de até 25% nas vendas
Preços reduzidos do segmento têm atraído cada vez mais consumidores
Consumidores buscam economia e movimentam comércio em redes atacadistas
(Arte TUTU)
Por Deisy de Assis
A compra no atacado de autosserviço – ramo conhecido entre os especialistas pela expressão inglesa cash and carry e popularmente chamada de “atacarejo” – foi a medida adotada pelas famílias em busca de economia nas despesas com alimentação e higiene. O crescimento nesse perfil de vendas varia de 5% a 10% nas redes atacadistas, segundo o Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios no Estado de São Paulo (Sagasp), filiado à FecomercioSP.
Na rede Assaí Atacadista, a alta chegou a 25,5%. Esse aumento foi observado na comparação com a movimentação registrada em 2014. “Notamos uma mudança no hábito do consumidor, e o segmento de atacado de autosserviço vem se consolidando como uma alternativa econômica no abastecimento das famílias”, diz o presidente do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes.
A vendedora Eliete Almeida Santos Silva está entre os brasileiros que viram no atacarejo uma oportunidade de manter a despensa equilibrada em meio à crise financeira. Ela passou a se juntar a familiares para fazer compras no atacado no ano passado e vem conseguindo bons resultados.
“Dessa forma, consigo poupar aproximadamente R$ 350 na compra mensal”, conta Eliete, que mora com o marido e dois filhos pequenos. Entre os itens adquiridos, ela cita laticínios, carnes, alimentos não perecíveis e verduras.
Perspectivas
No Assaí, a previsão é de que a alta se mantenha na casa dos dois dígitos, segundo o presidente da rede.
Para o diretor do Sagasp, João Ferraro, no cenário geral do segmento atacadista, o atacarejo deve permanecer na média observada pela entidade em 2015, entre 5% e 10%. A estimativa do sindicato é compatível com o crescimento de 7,5% observado pela Nielsen, entidade que estuda o comportamento dos consumidores em mais de cem países.
“O atacarejo vem ganhado corpo há muito tempo, mas com a situação econômica, ficou mais expressivo. Embora seja positivo, ainda há receio no setor por causa do aumento das oscilações do dólar, que interfere no mercado”, diz Ferraro.
Estratégia
Para manter o crescimento, o presidente do Assaí Atacadista menciona medidas para atrair o cliente. A aposta é na melhora do atendimento, na expansão da área de estocagem nas lojas e no aumento de aproximadamente 30% da variedade de produtos. “Fizemos mudanças nas lojas para que fiquem mais confortáveis para atender aos diversos perfis de compras”, diz Gomes.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/redes-de-atacarejo-registram-crescimento-de-ate-25-nas-vendas
Notícias relacionadas
-
Legislação
Parcelamento do ICMS: medida apoia finanças do empresário
Medida é importante para auxiliar empresários a equilibrar as finanças de fim e de começo de ano
-
Negócios
Varejo paulista deve criar 30 mil vagas de emprego no último trimestre do ano
NegóciosLoja do Futuro apresenta a evolução do varejo na FE24
EconomiaProjeções de vendas do Dia das Crianças estão em alta