Economia
06/04/2016Reduza os gastos com energia na empresa
Para o comércio, economia de energia elétrica é uma alternativa eficiente para enfrentar a crise econômica
Aumento de energia elétrica tem impactado todos os setores da economia brasileira, principalmente, o setor comercial.
(Arte/TUTU)
O consumo caiu, mas os gastos com energia elétrica aumentaram substancialmente em 2015. Conforme aponta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no acumulado do ano, o aumento da energia elétrica alcançou o patamar de 51% em média no País.
A alta da energia elétrica está relacionada ao uso mais intenso das usinas termelétricas – em função da falta de chuvas –, que utilizam queima de combustíveis e geram energia mais cara. Além disso, neste ano, o governo repassou às contas de luz, como parte do ajuste fiscal, os pagamentos referentes às indenizações pela antecipação dos contratos de concessões realizada no ano de 2012 e que geraram, na época, uma redução em 20% da energia elétrica.
O aumento de energia elétrica tem impactado todos os setores da economia brasileira e, principalmente, o setor comercial, terceiro maior consumidor do País.
Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apontam que o setor industrial consome 38% da energia elétrica do País; seguido por setor residencial, com 27%; e serviços e comércio, 19% – enquanto outros, em que são considerados consumo rural, iluminação pública, serviço público, Poder Público e consumo próprio, respondem por 16%.
Para o comércio, a redução dos gastos com energia elétrica é uma alternativa que deve ser aplicada pelas empresas no dia a dia. Assim, para ajudar o empresário do comércio a reduzir os gastos com a conta de luz, destacamos os principais pontos que poderão ser utilizados para diminuição do consumo de energia elétrica:
Lâmpadas
A troca das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes e de LED é a principal medida que o comércio deve adotar para reduzir os gastos com energia. Adaptar o tipo de lâmpada para cada ambiente também pode representar ganhos de eficiência no uso da energia.
Luz solar
A luz solar é uma grande aliada para a redução dos gastos com energia. Aproveite portas e janelas e, na medida do possível, reaproxime os locais de trabalho da luz natural para utilizar menos a iluminação artificial.
Sensores de presença
Nos ambientes internos, utilizados frequentemente (como estoques, banheiros e cozinha), a instalação de sensores de presença permite que as luzes fiquem acesas somente nos momentos em que haja alguém utilizando o espaço, representando também uma fonte de redução de gastos com energia.
Manutenção de equipamentos
Equipamentos com maior tempo de uso necessitam de manutenções regulares, pois tendem a ser menos eficientes e consumir mais energia. Assim, invista em inspeções e reparos frequentes, evitando gastos maiores no futuro.
Circulação do ar
Aproveite a circulação do ar para reduzir os gastos com refrigeração, principalmente nos dias mais frescos. Uma circulação de ar mais eficiente permite gastar menos com condicionadores de ar.
Isolamento térmico
Em ambientes com ar-condicionado, o fechamento de janelas e portas contribui para manter a temperatura do ambiente refrigerado, sem sobrecarregar o sistema nem consumir mais energia.
Conscientização
Coloque avisos próximos aos interruptores, conscientizando os usuários sobre a importância de apagar as luzes ao sair do ambiente. Em espaços refrigerados, os avisos podem ser colocados em portas e janelas, contribuindo para manter a temperatura local estável.
De qualquer forma, a crise hídrica será longa. A escassez de chuvas, os problemas estruturais e o atraso na execução de obras públicas representam entraves à breve solução desse problema. Por outro lado, trata-se de um fator de custo importante para o comércio e medidas devem ser tomadas para minimizar os gastos com energia.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/reduza-gastos-com-energia-na-empresa