Sustentabilidade
29/09/2015Relacionamento das empresas com a comunidade é pilar para a sustentabilidade
Especialista ressalta o engajamento das empresas com clientes e comunidades como o “coração” da gestão sustentável
Por Deisy de Assis
Um dos pilares para uma sociedade sustentável é o desenvolvimento de uma cultura de participação social. Nesse sentido, Márcia Bellotti, consultora da Takao e uma das juradas no 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, defende o relacionamento das empresas com fornecedores, clientes e comunidade, ou seja, todas as suas partes interessadas, de uma forma cíclica e integrada.
“Nem toda companhia entende a responsabilidade social como parte estratégica da sustentabilidade e, muitas vezes, atrelando o conceito somente às questões ambientais. "O engajamento com as partes interessadas é o coração da gestão sustentável", afirma Márcia.
De acordo com a consultora, embora seja cada vez maior a frequência com que o assunto é pauta na imprensa, em congressos de setores diversos e em cursos de especialização, os estágios de preocupação com o tema nas corporações nem sempre estão avançados.
“Isso se deve ao fato de que é necessária uma mudança de cultura, de paradigmas. É preciso uma tomada de decisão a partir da informação”, aponta Márcia.
Para Márcia, as barreiras provocadas por padrões de comportamento e de visão influenciados pela cultura explicam, por exemplo, porque ainda há deficiência em ações de base, como é o caso de implementação de coleta seletiva, tratamento de esgoto e a prática de ações educativas que promovam a conscientização.
“Precisamos de ações coletivas e isso inclui empresas, governos e a sociedade civil. Todos devem agir para o desenvolvimento sustentável”, comenta Márcia. Ela menciona que ainda há ineficiência nos órgãos públicos, negligência da população e pouco engajamento do setor privado, na construção de soluções das questões da sociedade.
Apesar do quadro de deficiências, a consultora tem uma visão otimista para futuras gerações mais responsáveis com o planeta. Márcia cita o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade como uma iniciativa que contribui para que tenhamos uma sociedade mais consciente. “É também uma forma de mostrar às empresas dos mais variados setores o quão é possível construir um mundo melhor para todos com base na expertise de cada uma.”
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/relacionamento-das-empresas-com-a-comunidade-e-pilar-para-a-sustentabilidade
Notícias relacionadas
-
Economia
Crise habitacional exige planejamento e investimentos
Em entrevista promovida pela Revista Problemas Brasileiros e pelo Canal UM BRASIL, Anacláudia analisa a crise de habitação no mundo e a expansão desenfreada das cidades, bem como defende a otimização da ocupação do espaço urbano
-
Legislação
Nova regra para atestado médico vale a partir de novembro
EditorialDeportar imigrantes dá certo? Veja o artigo de José Pastore
SustentabilidadeEmpresas têm função ativa no desenvolvimento sustentável
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
Consumo consciente: entenda a sua importância no dia a dia
Veja como consumir com responsabilidade evita excessos, desperdícios e reduzir os impactos
-
Sustentabilidade
Plano Clima reúne estratégias para impactos climáticos
Propostas serão construídas com a participação de toda a sociedade. Participe ou vote até 26 de agosto!
-
Sustentabilidade
Dicas para implantar a agenda ESG na sua empresa
Em apoio aos pequenos e médios negócios, a FecomercioSP traz um e-book especial sobre o tema