Sustentabilidade
03/05/2018Reportagem sobre bairro de Fortaleza com IDH similar ao de países africanos vence o 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade na categoria Jornalismo
Repórter do Tribuna do Ceará, Jéssica Welma narra em especial online a triste realidade do bairro Arraial Moura Brasil, em Fortaleza
Jornalista aborda a situação dos mais de 850 assentamentos precários de Fortaleza, que abrigam cerca de 270 mil famílias
(Arte: TUTU)
Um dado alarmante se tornou objeto de análise na redação do jornal Tribuna do Ceará no segundo semestre do ano passado: o Estado registrava 3 mil homicídios em um período de oito meses. A repórter Jéssica Welma apurou que o Arraial Moura Brasil, bairro periférico de Fortaleza, tem um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos da capital (0,284), similar ao de Moçambique, na África, o quinto pior do mundo. A investigação rendeu destaque no6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade e foi a vencedora na categoria Jornalismo.
A matéria, que iria apenas repercutir os dados oficiais de violência, acabou ganhando o especial online “Violências invisíveis”, no portal do veículo. Nas matérias, ela conta a realidade dos mais de 850 assentamentos precários de Fortaleza, que abrigam cerca de 270 mil famílias.
Veja também:
Conheça os ganhadores do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
Arraial Moura Brasil chama a atenção também em virtude de suas contradições. Ao mesmo tempo em que abriga o Marina Park Hotel – um dos símbolos do turismo de Fortaleza –, o local também abriga a favela Oitão Preto, considerada a “cracolândia” da capital cearense.
Os textos narram ainda as histórias de personagens como dona Lenice, que divide a casa com mais 11 famílias, e dona Graça, que sofre com as faltas de tratamento de esgoto, moradia, segurança, alimentação, transporte e saúde. “A vida delas parece não valer muita coisa, por isso, não hesitam em correr riscos seja pelo que for”, conta Jéssica.
Repórter Jéssica Welma não teve como comparecer à premiação, mas agradeceu por vídeo o reconhecimento de seu trabalho
(Foto: Rubens Chiri)
A reportagem ganhou o Prêmio de Jornalismo da Prefeitura de Fortaleza no fim de 2017, e Jéssica espera que o reconhecimento faça a sociedade refletir sobre a relação entre violência e direitos básicos. “As discussões, sejam na imprensa, sejam nas rodas de conversas dos mais diversos ambientes, precisam jogar luz sobre a violência que a maior parte da população sofre, não só em Fortaleza”, aponta.
Os valores arrecadados com as premiações serão compartilhados com os personagens que contaram suas histórias.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/reportagem-sobre-bairro-de-fortaleza-com-idh-similar-ao-de-paises-africanos-vence-o-6o-premio-fecomercio-de-sustentabilidade-na-categoria-jornalismo