Economia
01/10/2018Revista “Problemas Brasileiros” analisa como será a escola do amanhã
Publicação especial alerta que sistema educacional brasileiro terá que se adaptar às mudanças curriculares previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Educação socioemocional, falta de acessibilidade a alunos com deficiência e impacto da tecnologia na aprendizagem são alguns dos aspectos abordados na edição
(Arte: TUTU)
A revista Problemas Brasileiros 448, dos meses de outubro e novembro, aborda, em edição especial, alguns aspectos que impactam a qualidade do ensino nas salas de aula de todo o País. Um debate na Livraria Cultura no próximo dia 18 de outubro marca o lançamento da publicação especial.
Atualmente, os educadores se preparam para começar a implantar, em 2019, as mudanças curriculares previstas na Base Comum Curricular (BNCC) para os ensinos infantil e fundamental. A reportagem “Quando falta o mínimo” ressalta que será preciso que o sistema educacional brasileiro garanta condições para que esses profissionais consigam pôr em prática os objetivos traçados na proposta pedagógica homologada em dezembro de 2017.
Veja também:
Revista “Problemas Brasileiros” lança edição especial em parceria com UM BRASIL
Revolução digital na indústria e no varejo é destaque da revista “PB”
Revista “Problemas Brasileiros” analisa movimentos formados por novas lideranças
A publicação, editada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), destaca que, apesar da descontinuidade de políticas públicas e de o País ter 2,8 milhões de brasileiros fora da educação, os esforços nos setores público, privado e de entidades de terceiro setor têm contribuído para a melhoria na qualidade do que é ensinado nas salas de aula.
A edição especial ainda trata dos aspectos envolvidos no ensino de ciências e empreendedorismo; do impacto da tecnologia como facilitadora da aprendizagem e da aferição de resultados; e da estratégia necessária para a expansão das escolas em tempo integral.
Em entrevista, o professor de Harvard, Charles Fadel, defende a educação socioemocional na formação dos jovens.
Além disso, outros temas são explorados pela revista PB, como a falta de acessibilidade a alunos com deficiência e os gargalos históricos, incluindo a ausência de infraestrutura nas escolas, considerada uma das principais causas do abandono dos estudos.
Esta edição da revista Problemas Brasileiros está disponível nas melhores bancas e livrarias do País.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/revista-problemas-brasileiros-analisa-como-sera-a-escola-do-amanha
Notícias relacionadas
-
Imprensa
Desafios da educação num mundo tecnológico e multicultural
O papel da escola é “educar para a diferença”, diz David Justino, ex-ministro da Educação de Portugal
-
Economia
Dilemas e sintomas de um ‘novo’ Brasil; veja entrevista
EditorialBrasil brilha em competição mundial. Leia artigo do Pastore
EconomiaA nova cara do trabalho no Brasil