Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Sabesp libera consulta sobre redução de pressão

Restrição atinge quase toda a Grande São Paulo e chega a 18 horas por dia

Ajustar texto A+A-

Sabesp libera consulta sobre redução de pressão

A Companhia Estadual de Saneamento Básico (Sabesp) passou a informar, em seu site, os horários em que há diminuição da pressão na rede de abastecimento em cada bairro de São Paulo. Confira aqui a situação no seu bairro.

Pode-se observar que, em algumas regiões, o período com volume menor de água pode durar até 18 horas, como é o caso dos bairros do Butantã, na zona oeste da capital paulista, e Aricanduva, na zona leste, entre outros, que sofrem restrição das 13h às 7h.

Segundo a companhia, a diminuição da pressão nas tubulações ocorre desde 1997, mas foi intensificada devido à estiagem. Leia a explicação que consta no site da Sabesp:

“A redução de pressão nas tubulações é uma tecnologia praticada rotineiramente pelas companhias de saneamento para redução de perdas de água.

Com o avanço dos equipamentos hidráulicos e da transmissão de dados, é possível acompanhar em tempo real a quantidade de água utilizada em uma determinada região e calibrar remotamente a pressão existente na tubulação local para reduzir a quantidade de água perdida em vazamentos e fraudes.

A Sabesp já aplica esta tecnologia na rede de abastecimento da Grande São Paulo desde 1997.

Ocorre que agora, com um verão mais seco e quente que em anos anteriores, e com níveis dos mananciais mais baixos que no inverno passado, é imprescindível intensificar esta ação para evitar a exaustão dos reservatórios e manter o abastecimento até a normalidade das chuvas.

Para que a redução de pressão cause o menor transtorno possível na sua rotina, tenha no imóvel reservação de água adequada ao consumo dos usuários por 24 horas e verifique se as instalações internas estão ligadas à caixa de água e não diretamente à rede da rua.

A diferença entre período de redução de pressão em cada região se deve às características topográficas, tamanho da população e característica da tubulação enterrada do local.”

Fonte: Sabesp

Fechar (X)