Negócios
07/04/2020Saiba como gerir os negócios e contrair empréstimos para atenuar a crise causada pelo coronavírus
FecomercioSP preparou um e-book com orientações de gestão e crédito para pequenas e médias empresas
Livro digital traz orientações para o empreendedor fazer uma boa gestão durante a pandemia
(Arte/Tutu)
Embora se trate de um problema de ordem sanitária, a propagação do novo coronavírus impactou sobremaneira as empresas de comércio e serviços, impedidas de atender ao público presencialmente durante a quarentena estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo, à exceção dos segmentos considerados essenciais.
Com a redução drástica do faturamento, os empreendedores precisam agir para evitar o acúmulo de dívidas e a inadimplência. Os pequenos negócios, sobretudo, correm sério risco, uma vez que, em geral, não têm recursos em caixa o suficiente para passar longos períodos com a receita comprometida.
Confira mais orientações para atenuar o impacto da crise
E-book traz esclarecimentos sobre as medidas de flexibilização trabalhista editadas na pandemia
Fique por dentro das medidas sanitárias necessárias para a reabertura das empresas
Reduza os danos da crise de coronavírus com uma gestão de custos eficiente
Entenda como fica o pagamento dos impostos durante a pandemia de coronavírus
Saiba adotar o home office em sua empresa para contornar a pandemia do novo coronavírus
Saiba como conceder férias individuais e coletivas durante a pandemia de coronavírus
Pleitos encaminhados ao Poder Público
Conheça as reivindicações da FecomercioSP aos governos federal, estadual e municipal
A situação adversa na qual as empresas estão não deve ser resolvida somente com medidas emergenciais dos governos federal, estadual e municipal. É fundamental que os empreendedores, agora mais do que nunca, façam uma boa gestão para manter os negócios de pé e honrar os compromissos.
Cortar despesas desnecessárias, organizar a empresa, evitar demissões precipitadas, recorrer à flexibilização da legislação trabalhista e renegociar contratos de aluguel, com fornecedores e bancos são ações que contribuem para conservar a saúde financeira do estabelecimento.
Além disso, o empreendedor não pode ignorar a eventual necessidade de contrair empréstimos para cobrir despesas. Bancos públicos, com o avanço da pandemia, têm disponibilizado linhas de crédito emergenciais com taxas de juros e prazos de pagamento mais atrativos.
Para ajudar o empreendedor a enfrentar a atual crise, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou um e-book com orientações de gestão e crédito direcionadas a pequenos e médios negócios. Confira o material clicando aqui.