Sindicatos
04/09/2025Sincomercio Araraquara recebe reunião sobre o projeto Câmera Cidadã e reforça ações pela segurança
Encontro destacou a importância da participação dos comerciantes e da população no fortalecimento do videomonitoramento integrado da cidade




Na noite de 2 de setembro, o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) de Araraquara recepcionou uma reunião sobre os benefícios do projeto Câmera Cidadã, iniciativa que permite a adesão de comerciantes e cidadãos ao sistema de inteligência e monitoramento por câmeras da Guarda Civil Municipal (GCM). Na ocasião, o presidente do Sincomercio Araraquara e do Conselho do Comércio Varejista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Antonio Deliza Neto, destacou o compromisso da entidade de buscar soluções concretas para ampliar a segurança nos principais corredores comerciais da cidade.
Durante o encontro, o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Adalberto José Ferreira, apresentou detalhes do projeto e explicou como os empresários e a população podem participar. O evento contou ainda com as presenças do comandante da GCM, Danilo Soler; do presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Araraquara, Alessandro Fabiano Fernandes; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), José Janone Júnior; além de representantes da sociedade civil e de empresas de segurança e videomonitoramento.
A reunião reforçou a atuação recente do Sincomercio em defesa da segurança do comércio local. Em agosto, o Sindicato esteve reunido com o comando do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), acompanhado por empresários da região central, para discutir medidas como ampliação do patrulhamento, operações noturnas de combate a furtos, maior fiscalização de medidas cautelares e incentivo à colaboração dos comerciantes no registro de ocorrências e no compartilhamento de imagens de câmeras privadas.
Segundo Deliza, a união entre poder público, entidades de classe e empresários é essencial para reduzir furtos e ampliar a sensação de segurança na cidade. “A partir dessas reuniões, queremos levar mais segurança para os corredores comerciais e reduzir os prejuízos dos lojistas. Os apoios da Polícia Militar (PM), da GCM e da Secretaria Municipal de Segurança são fundamentais, mas também contamos com a participação ativa da população, aderindo ao projeto Câmera Cidadã ou notificando ocorrências para evitar subnotificações”, enfatizou.