Sustentabilidade
31/05/2011Sindicato de Lavanderias de São Paulo desenvolve selo de qualidade e vence 2º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
Empresa foi premiada na categoria Entidade Empresarial
A forte demanda do mercado consumidor – tanto corporativo quanto residencial – atrelada à cobrança dos agentes envolvidos por melhorias na gestão do setor levaram o Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região (Sindilav) a desenvolver, em parceria com a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (Anel), o “Selo de Qualidade e Sustentabilidade” (SQS). Trata-se de uma ferramenta própria que valida o desenvolvimento, a implementação e a qualidade dos processos do segmento, passando desde o consumo e reutilização da água e uso da energia até a contratação de pessoal e o descarte dos insumos utilizados.
O projeto é o vencedor do “2º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade” na categoria Entidade Empresarial. Além de requisitos pertinentes às especificidades técnicas do setor, o SQS reúne diretrizes presentes nas normas ISO 9001 (que trata da gestão da qualidade), ISO 14001 (gestão ambiental) e OHSAS 18001 (saúde e segurança ocupacional). “Nosso segmento está entre os que mais crescem no País. Isso exige de nós a busca constante por excelência na prestação de serviços e uma atenção redobrada aos impactos que eventualmente possamos gerar no meio ambiente”, afirma José Carlos Larocca, presidente do Sindilav.
Em 2010, o setor faturou cerca de R$ 3,2 bilhões e, para 2011, deve ver esse montante crescer em aproximadamente 5%. Elaborado pela consultoria LCN Gestão Empresarial e pela Certificadora Rina, sempre sob a supervisão do Sindilav, o SQS foi estabelecido em três níveis: Bronze (quandoa lavanderia aplica somente os requisitos considerados obrigatórios para sua operação básica); Prata (quando são aplicados itens considerados necessários para a demonstração da melhoria e desempenho da gestão da empresa) e Ouro (quando 100% dos requisitos indicados pelo SQS são cumpridos).
O presidente do Sindilav informa que a obtenção do SQS só é possível às empresas conveniadas ao Sindicato ou à Anel. Larocca conta que foram investidos R$ 50 mil no projeto, que levou cerca de dois anos para ficar pronto, sendo oficialmente lançado em dezembro passado. “Queríamos disponibilizar aos associados uma ferramenta de gestão única que atendesse aos padrões de mercado. Isso facilita nas negociações e fechamento de contratos.
No mesmo sentido, amplia a competitividade e desempenho do setor ao mesmo tempo em que mitiga os impactos que gera ao meio ambiente”, explica. Atualmente, apenas em São Paulo há dez lavanderias em processo de certificação SQS e outras dez em fase preparatória para dar início ao processo. Existem mais três lavanderias, localizadas no Rio Grande do Sul e Paraná, no mesmo estágio. A meta do Sindilav e da Anel para o longo prazo é ambiciosa. Larocca estima que, até 2014, cerca de 300 lavanderias em todo o País já tenham recebido o selo.
No Brasil, dados do Sindicato indicam que esse setor abrange, aproximadamente, 8 mil lavanderias, das quais 7 mil são as chamadas domésticas e o restante é industrial. Desse total, a maior parte, 5 mil lavanderias, estão localizadas no Estado de São Paulo. “Nosso trabalho agora é muito mais o de conscientizar as empresas sobre a necessidade de terem o selo, o que, em última escala, referenda a imagem positiva do que todos desenvolvemos. Também nos esforçamos para alertar os contratantes que exijam essa garantia de excelência”, conta Larocca.
Segundo o executivo, a concorrência predatória é o grande impeditivo para uma maior profissionalização do setor. “A realidade do nosso mercado é a de que ainda há os empresários que preferem cobrar menos dos clientes e que, na outra ponta, não contratam seus funcionários corretamente, dentro do que requer a lei trabalhista, e que descartam indiscriminadamente os efluentes que geram.” Dentro desse esforço de ampliar a adoção do SQS está a divulgação da ferramenta em revistas técnicas especializadas, além da organização de eventos sobre o tema e um trabalho de corpo a corpo com associados, já em curso, garante o presidente do Sindilav. “Acreditamos que apenas com uma forte divulgação podemos alcançar tanto as grandes redes que atendem o mercado corporativo como também as lavanderias que prestam serviços à comunidade em geral.”
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