Sustentabilidade
12/09/2025Sob os olhos do mundo
Edição especial da PB para a COP30 discute os desafios da agenda climática e os caminhos possíveis para um Brasil sustentável
A cidade de Belém, capital do Pará, receberá em novembro a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). Será a primeira edição na Amazônia, dez anos depois do Acordo de Paris. Contudo, ao mesmo tempo que desfruta de um capital natural para liderar ações para conter as mudanças climáticas, o Brasil convive com altos índices de desmatamento e com setores econômicos que ainda não tomaram nas mãos a responsabilidade de produzir sem degradar o meio ambiente.
Nesta edição especial, a Revista Problemas Brasileiros convida os leitores a pensarem os caminhos para levar adiante a transformação que o planeta requer para conter as mudanças climáticas e suas devastadoras consequências sociais e econômicas. Clique aqui para baixar a íntegra da publicação.
Em 64 páginas, analisamos em reportagens aspectos que vão da vulnerabilidade das cidades frente aos eventos climáticos extremos, às soluções e saberes que vêm da floresta; da transição energética ao mercado de carbono.
Há, ainda, entrevistas que contemplam o tripé da agenda climática — sociedade civil e setores público e privado — com Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade da Natura; Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima; e o presidente designado da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago.
Por fim, a edição conta com artigos inéditos que unem olhares plurais com um mesmo foco — a transição necessária de toda a sociedade para uma economia de baixo carbono.
São nomes como José Goldemberg, ex-ministro do Meio Ambiente e presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP); Paula Fabiani, CEO do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS); Mônica Sodré, cientista política, senior fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), e diretora-executiva da Meridiana; além de Paulo Nassar e Hamilton dos Santos, respectivamente diretor-presidente e diretor-executivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
Um conjunto de debates urgentes que reunirá cerca de 50 mil pessoas em novembro e farão de Belém a capital mundial do meio ambiente.