Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Sócio da PwC destaca que pequenas e médias empresas saem na frente quando se fala em inovação

Ricardo Neves aponta democratização da disponibilidade de tecnologias no ecossistema do empreendedorismo e mais proximidade de empresas de pequeno e médio portes com o consumidor direto

Ajustar texto A+A-

Sócio da PwC destaca que pequenas e médias empresas saem na frente quando se fala em inovação

Inovação não é apenas parte de um departamento, mas está no dia a dia das organizações e de todos os colaboradores
(Arte: TUTU)

A velocidade das mudanças nos negócios tem aumentado a cada dia, e, por isso, a inovação passa a ser um assunto fundamental entre os grandes empreendedores e as pessoas que têm atuado nos serviços de vendas e serviços aos clientes. Essa é a visão do sócio e líder de varejo e consumo da PwC Brasil, Ricardo Neves.

Atualmente, segundo ele, a inovação não é apenas parte de um departamento, mas também do dia a dia das organizações e de todos os colaboradores.

Veja também:  
AlphaGraphics se reinventa na indústria gráfica Mahogany aposta em lojas “light” e dribla crise econômica brasileira  Grupo Ornatus se adapta e aproveita crise econômica para “expansão vertical”  
Rede de camisetas Piticas aposta no segmento de cultura pop e planeja expansão   
Chocolândia: de bomboniere a rede de supermercados   
Estratégia multicanal da Polishop atrai novo consumidor

“A democratização da disponibilidade de tecnologias permite que empresas de qualquer porte possam trazer essa inovação para os seus clientes. Inclusive, as pequenas e médias estão mais próximas do seu consumidor direto, podendo perceber a forma como essas pessoas têm buscado uma experiência diferente no serviço ou no bem adquirido”, ressalta Neves.

“Nesse contexto, a inovação passa a ser muito mais um player das pequenas e médias, potencialmente trazendo ideias mais disruptivas, do que nas grandes, com seus departamentos de pesquisa e desenvolvimento, por exemplo”, afirma.

Para o líder de uma das maiores prestadores de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria e consultoria, se um empresário tem buscado fazer algo diferente do que tinha anteriormente, ele deve conseguir fazer com que isso seja permeável em toda a sua organização. “Quem está no dia a dia, seja na frente do consumidor, seja no pós-venda, tem de olhar aquilo como uma oportunidade. Se o ‘vírus’ da inovação estiver em toda a empresa, claramente ela será muito mais inovadora do que se esse mesmo ‘vírus’ estivesse apenas numa pessoa ou num departamento”, comenta.

Assista à entrevista completa aqui:

Fechar (X)