Sustentabilidade
24/03/2015Subproduto da mandioca gera etanol no interior da Bahia
Nova forma de se utilizar a manipueira agrada prefeituras e se mostra viável economicamente
Eliane Assunção, estudante de mestrado em bioenergia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Salvador, apresentou um projeto em cima de um produto muito comum no interior da Bahia, a manipueira, líquido amarelado resultante da prensa da mandioca.
Por viver em uma região muito ativa na produção de farinha e fécula de mandioca, Eliane se preocupou com o descarte da manipueira, agressiva ao meio ambiente. Seu projeto consiste em transformar esse líquido em etanol e teve apoio da micro destilaria Coopasub, localizada em Vitória da Conquista(BA).
Após a realização de testes, o projeto se mostrou viável financeira e mercadologicamente. Algumas prefeituras da região já estão interessadas em utilizar a nova tecnologia.
O Sebrae informa em seu site outras formas sustentáveis de utilizar a manipueira, como a transformação dele em adubo, pesticida, vinagre, ou até mesmo em tijolos.
Para mais informações sobre a reutilização do material clique aqui.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/subproduto-da-mandioca-gera-etanol-no-interior-da-bahia