Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Ter um plano de negócios é fundamental para o sucesso da empresa

Método ajuda a materializar os aspectos importantes para o negócio

Ajustar texto A+A-

Ter um plano de negócios é fundamental para o sucesso da empresa

Canvas permite que o empresário tenha uma visão geral da empresa de forma dinâmica
(ARTE: TUTU)

Por Ana Clara Guerra

Ter o próprio negócio é a realização de um sonho de muitos empreendedores, mas apenas uma boa ideia não é o bastante. De acordo com os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aproximadamente um quarto das empresas dos setores de comércio e serviços no Estado de São Paulo fecha as portas antes mesmo de completar dois anos de atuação.

A falta de êxito muitas vezes está relacionada à ausência de um plano de negócios. “É uma ferramenta comumente utilizada para que o empreendedor consiga materializar em um documento escrito quais são os aspectos importantes para o negócio, como posicionamento estratégico e planos de marketing, operacional e financeiro”, explica o professor do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios e de Gestão Estratégica da Inovação do Centro Universitário Senac, César Akira Yokomizo.

Ao analisar esses pontos antecipadamente, é possível identificar os riscos e tratá-los antes mesmo que apareçam, aumentando, assim, as chances de sucesso.

Veja também: 
Comece o ano com as dívidas da empresa sob controle
Saiba por quanto tempo você deve guardar os documentos da sua empresa
Empresas buscam se adaptar às novas regras de proteção de dados no Brasil

A empresa de soluções de gestão de escritórios contábeis e gestão empresarial Sage Brasil faz uso dessa estratégia, a fim de trabalhar com todas as áreas de forma intuitiva, discutindo o mercado e a persona que deseja impactar como negócio e cliente. “Esse método é muito importante para a sobrevivência das empresas. Não adianta desenhar um plano de negócios e deixá-lo na gaveta. É necessário remodelá-lo sempre que necessário para garantir que a proposta seja viável, tendo em mente qual é o foco e o cliente que deseja atingir”, alerta o diretor de marketing, Osvaldo Meneghel.

A assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) ressalta que foram desenvolvidas ferramentas mais visuais e dinâmicas que facilitam esse processo de elaboração e entendimento. Entre elas, está o Canvas, que significa “tela” ou “quadro”, e permite que o empreendedor “desenhe” o seu plano de negócios, oferecendo uma visão geral da empresa e facilitando a identificação de incoerências.

Pensando nisso, a Entidade preparou um conteúdo especial sobre como elaborar um plano de negócios utilizando o método Canvas. Acesse a página para colocar isso em prática.

Faça parte! 
Se você tem interesse na melhoria do ambiente de negócios para que a sua empresa possa crescer, conheça melhor a FecomercioSP. Você pode se tornar um associado e ter acesso a conteúdos e serviços exclusivos, além de descontos em eventos e outros benefícios.

Fechar (X)