Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Tire todas as dúvidas sobre a nova emissão de nota fiscal eletrônica

Empresas devem informar mais tributos a partir de 2026, ainda que o recolhimento não seja obrigatório

Ajustar texto A+A-

Tire todas as dúvidas sobre a nova emissão de nota fiscal eletrônica
Entenda a nova sistemática de emissão da Nota Fiscal Eletrônica

A partir de 2026, a Reforma Tributária entra em sua fase prática, com a inclusão do IBS e da CBS nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e a implementação de uma nova lógica de apuração e validação. O documento fiscal eletrônico passará a contar com campos específicos para o lançamento desses tributos.

Embora o recolhimento não seja obrigatório neste primeiro momento, é fundamental que as empresas ajustem seus sistemas e saibam como informar corretamente os novos tributos nos campos adequados do documento já a partir de janeiro, acompanhando também o período de testes que antecede à cobrança efetiva.

O mesacast FecomercioSP Orienta de dezembro recebe Sarina Manata, assessora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), e Álvaro Bahia, coordenador técnico do sistema de documentos fiscais eletrônicos de mercadorias, para debater as mudanças e explicar os pontos que exigem mais atenção dos empreendedores. 

Assista ao episódio completo!


Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)