Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Torre Eiffel ganha turbinas eólicas e passa a produzir energia própria

Sede da Conferência Climática da ONU, Paris dá exemplo para o mundo, adaptando seu maior monumento para geração sustentável de recursos

Ajustar texto A+A-

Torre Eiffel ganha turbinas eólicas e passa a produzir energia própria

Marco da paisagem de Paris, a Torre Eiffel recebeu recentemente duas turbinas eólicas em sua estrutura. Estas serão responsáveis pelo abastecimento de energia do restaurante e da loja, localizada no primeiro andar do complexo.

Além da energia gerada, um importante ponto da reformulação é que os sete milhões de visitantes anuais que passam pelo monumento terão a chance de visitar os geradores eólicos e entrar em contato com um sistema alternativo de produção de energia, propagando a ideia pelo mundo.

Paris é sede da Conferência Climática da ONU em 2015 e, por esse motivo, as inovações na torre não param por aí. Toda a iluminação da torre será trocada por Leds. Uma outra inovação é a instalação de reservatórios para captação de água da chuva, que será reutilizada nos banheiros. Painéis solares também foram instalados em áreas comuns do complexo.

Essa é a maior reforma feita na torre em 30 anos. Segundo o site Smithsonian, a empresa norte-americana Urban Green Energy foi responsável pelo projeto. Para a intervenção, foram necessários cuidados especiais, já que se trata de um dos maiores ícones arquitetônicos mundiais.

A maior dificuldade foi na hora de transportar os materiais até o ponto de fixação. Por ser proibido o uso de guindastes, as hastes foram içadas por homens e cordas, processo que teve duração de dez dias. A empresa também se preocupou com a cor do material, que foi todo pintado no mesmo bronze desgastado – tom marcante do monumento.

Fonte: CicloVivo

Fechar (X)