Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Transporte público aquático é novidade em Porto Alegre e Ilhabela

Capital gaúcha já transporta 3 mil pessoas por dia entre o centro e a zona sul. No litoral de São Paulo, viagem-teste foi realizada com êxito.

Ajustar texto A+A-

Transporte público aquático é novidade em Porto Alegre e Ilhabela

As prefeituras de duas cidades distintas resolveram investir em um sistema de transporte público alternativo. Porto Alegre (RS) e Ilhabela (SP) têm hoje a capacidade de transportar passageiros por embarcações, em um sistema  integrado à rede de transporte rodoviário.

Na capital gaúcha, o sistema já está em funcionamento. Para utilizar o transporte que sai do Cais do Porto e vai até o píer do Barra Shopping, no bairro Cristal, chegando por fim à Guaíba, na Região Metropolitana, o usuário gasta R$ 5,00. Sem trânsito, o percurso completo leva 14 minutos. Todas as embarcações são equipadas com TVs tela plana, ar-condicionado e têm a capacidade de transportar 120 passageiros sentados.

Em Ilhabela, a situação ainda é diferente. Apenas uma viagem experimental foi feita por enquanto pelo catamarã “Zé de Alício”, nome em homenagem a um dos primeiros barqueiros a fazer a travessia entre São Sebastião e a ilha. No total, foram adquiridos três barcos, em um investimento de R$ 4,4 milhões.

Assim como em Porto Alegre, os barcos são equipados com TVs e ar-condicionado, mas com a metade dos assentos da capital gaúcha.

Fonte: EcoD

Fechar (X)