Sustentabilidade
30/06/2015Troca Solidária: lixo reciclável vira alimento
Iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul (RS) beneficia mais de 60 mil pessoas na região
A cada quatro quilos de material reciclável separado pelas famílias de baixa renda do município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, o morador tem direito a um quilo de alimento. Esse é o princípio do projeto Troca Solidária, criado pela Prefeitura da cidade gaúcha, que beneficia mais de 60 mil pessoas em 16 comunidades da região.
Todo o material recolhido é enviado gratuitamente para associações de recicladores do município enquanto as frutas e legumes são adquiridos por meio de licitação junto aos agricultores locais. “Isso nos incentiva a produzir mais porque há mais escoamento de mercadoria”, comemora o agricultor Luiz Carlos Pigatto.
A iniciativa foi finalista na categoria Órgão Público do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, em 2014. Projetos que estimulem práticas sustentáveis podem concorrer à 5ª edição da premiação. Mais informações e inscrições aqui.
Assista abaixo à reportagem sobre o projeto Troca Solidária.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/troca-solidaria-lixo-reciclavel-vira-alimento-1