Negócios
17/01/2024Turismo deve se preparar para a demanda do segmento de lazer em 2024
Pesquisa mostra que brasileiro vai priorizar investimentos nesse tipo de viagem
Mais da metade dos brasileiros espera investir mais em viagens de lazer nos próximos seis meses. Essa, aliás, foi a primeira necessidade apontada em pesquisa recente do Boston Consulting Group (BCG). A preferência supera outras 33 categorias, como aquisições de roupas e produtos de luxo, idas a shows e spas e compra de bebidas alcoólicas.
Na comparação global, enquanto a propensão ao crescimento de gastos com viagens de lazer ocupa o primeiro lugar (com mais de metade dos respondentes esperando aumentar seus gastos), no Japão, o item está em nono lugar; nos Estados Unidos, o 19º; e na Alemanha, o 21º.
Nos dados apresentados por Leandro Paez, sócio-diretor da BCG, em reunião do Conselho de Turismo da FecomercioSP no dia 30 de novembro, as viagens corporativas também apareceram entre as intenções de gastos. A modalidade ficou no 15º lugar da lista nacional, ainda acima de cinema e reformas de casa.
Setores de destaque
Os setores com boas perspectivas para 2024 são:
- transporte aéreo (doméstico e internacional);
- hotéis (lazer e corporativo);
- locação de carros (corporativo);
- agências de viagens (on e offline);
- locação de carros para lazer, que deve manter estabilidade após o forte crescimento dos últimos anos.
SAIBA MAIS SOBRE O SETOR
Dicas
Paez ainda destacou os três pontos principais que precisam ser trabalhados (ou aperfeiçoados) pelas empresas para que aproveitem a demanda crescente do setor.
Foco no consumidor
Capitalize a retomada da demanda e oferecer às novas demográficas e aos segmentos de viajantes. Exemplo: luxo, aventura, ecoturismo e bleisure (pessoas que viajam para trabalhar home office).
Digital e disrupções tecnológicas
Abrace o digital, a omnicanalidade e a personalização no serviço ao cliente. Invista na Inteligência Artificial (IA) e na jornada de compra do viajante para reduzir os obstáculos existentes neste processo.
Preparação para o futuro
Crie um ecossistema de parcerias de valor como um todo, incluindo órgãos e associações. Além disso, atente-se para a atração e a retenção de talentos na empresa.
Acesse aqui e saiba mais sobre o Conselho de Turismo.