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17/01/2024Turismo deve se preparar para a demanda do segmento de lazer em 2024
Pesquisa mostra que brasileiro vai priorizar investimentos nesse tipo de viagem
![Turismo deve se preparar para a demanda do segmento de lazer em 2024 Turismo deve se preparar para a demanda do segmento de lazer em 2024](https://fecomercio.com.br/upload/img/2024/01/17/65a7f36b4bf04-portal_733x458_turismolazerbrasil.jpg)
Mais da metade dos brasileiros espera investir mais em viagens de lazer nos próximos seis meses. Essa, aliás, foi a primeira necessidade apontada em pesquisa recente do Boston Consulting Group (BCG). A preferência supera outras 33 categorias, como aquisições de roupas e produtos de luxo, idas a shows e spas e compra de bebidas alcoólicas.
Na comparação global, enquanto a propensão ao crescimento de gastos com viagens de lazer ocupa o primeiro lugar (com mais de metade dos respondentes esperando aumentar seus gastos), no Japão, o item está em nono lugar; nos Estados Unidos, o 19º; e na Alemanha, o 21º.
Nos dados apresentados por Leandro Paez, sócio-diretor da BCG, em reunião do Conselho de Turismo da FecomercioSP no dia 30 de novembro, as viagens corporativas também apareceram entre as intenções de gastos. A modalidade ficou no 15º lugar da lista nacional, ainda acima de cinema e reformas de casa.
Setores de destaque
Os setores com boas perspectivas para 2024 são:
- transporte aéreo (doméstico e internacional);
- hotéis (lazer e corporativo);
- locação de carros (corporativo);
- agências de viagens (on e offline);
- locação de carros para lazer, que deve manter estabilidade após o forte crescimento dos últimos anos.
SAIBA MAIS SOBRE O SETOR
Dicas
Paez ainda destacou os três pontos principais que precisam ser trabalhados (ou aperfeiçoados) pelas empresas para que aproveitem a demanda crescente do setor.
Foco no consumidor
Capitalize a retomada da demanda e oferecer às novas demográficas e aos segmentos de viajantes. Exemplo: luxo, aventura, ecoturismo e bleisure (pessoas que viajam para trabalhar home office).
Digital e disrupções tecnológicas
Abrace o digital, a omnicanalidade e a personalização no serviço ao cliente. Invista na Inteligência Artificial (IA) e na jornada de compra do viajante para reduzir os obstáculos existentes neste processo.
Preparação para o futuro
Crie um ecossistema de parcerias de valor como um todo, incluindo órgãos e associações. Além disso, atente-se para a atração e a retenção de talentos na empresa.
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