Negócios
12/02/2025Vai empreender? Escolha o modelo de negócio ideal: próprio ou franquia
‘Expresso MEI’ de fevereiro traz um guia completo sobre as características de cada empreendimento para o futuro empresário fazer a escolha certa

Para quem deseja abrir um negócio próprio ou investir em microfranquias e nanofranquias, o sucesso depende de um planejamento cuidadoso e da escolha de um segmento que tenha a ver com o perfil do empreendedor. Esses dois fatores são fundamentais para minimizar riscos e garantir que o investimento traga os resultados esperados.
O planejamento prévio deve incluir uma análise detalhada do mercado de atuação, dos custos envolvidos, do prazo de retorno do investimento e da aceitação do produto ou serviço pelo público-alvo. Na edição de fevereiro do boletim Expresso MEI — publicação mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — apresenta, na matéria de capa, todas as vantagens e desvantagens entre franquias e negócio próprio.
Além disso, neste mês, o Empreendedor Individual (MEI) deve ficar atento aos novos valores do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI). Todos os detalhes sobre o aumento da contribuição mensal você encontra no boletim.
Outro tema fundamental para o sucesso de qualquer negócio é a segurança contra fraudes e golpes digitais, além de saber identificar informações falsas. O Expresso MEI esclarece, de uma vez por todas, a polêmica que envolveu o PIX e conta como ficaram as regras no meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.
Ainda, na coluna “Pergunte ao consultor”, Kelly Carvalho, assessora técnica da FecomercioSP, dá dicas para evitar golpes na plataforma Gov.br, que vem sendo alvo de constantes ações criminosas sofisticadas, com fraudes que resultam na solicitação de empréstimos em nome das vítimas e acesso não autorizado a documentos pessoais.
Baixe gratuitamente o boletim Expresso MEI de fevereiro
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Legislação
FecomercioSP defende ampliação do teto do Simples Nacional
Além da atualização com base no IPCA, Entidade solicita ao Congresso a aprovação de projeto que visa garantir a competitividade da MPE
-
Economia
Expresso MEI: use o Canva para comunicação visual
LegislaçãoMedida Provisória encerra ‘fake news’ sobre cobrança do PIX
LegislaçãoContribuintes têm até 31/01 para solicitar entrada ou retorno ao Simples Nacional