Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Varejo, atacado e setor de serviços paulista devem abrir mais de 99 mil novas vagas em 2018

Segundo estimativas da FecomercioSP, o setor de serviços deve impulsionar a retomada de empregos formais com 86.381 postos de trabalho abertos até o final deste ano

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 13 de dezembro de 2018 – Em 2018, as contratações no varejo, atacado e setor de serviços paulista devem superar os desligamentos. Em conjunto, os três setores devem abrir 99.897 postos de trabalho encerrando o ano com 9.988.690 empregos com carteira assinada. É o que estima a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Os dados compõem as pesquisas de emprego no comércio varejista, atacadista e setor de serviços do Estado de São Paulo (PESP Varejo, Atacado e Serviços) apuradas mensalmente pela Federação com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, calculado com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

A Federação observa que em 2018 as sazonalidades continuaram a existir no mercado de trabalho do varejo paulista, isto é, um primeiro trimestre de saldo acumulado negativo, devido à dispensa de trabalhadores temporariamente contratados para o Natal de 2017.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, alguns fatores foram decisivos para pressionar o resultado anual do comércio varejista, como o impacto na confiança, a capacidade de investimento das empresas, de vendas ainda em patamares baixos em relação aos anos de melhor desempenho econômico, aumento das incertezas com o período eleitoral e greve dos caminhoneiros. Esta última realidade barrou desempenho positivo esperado no trimestre de maio a julho. Contudo, com a recente queda do desemprego, reação do investimento e crescimento maior do PIB, houve condições de retomar a geração de empregos com carteira assinada nos últimos meses do ano.

Varejo
O mercado de trabalho formal do comércio varejista voltou a registrar saldo positivo de vagas. Em 2018, a FecomercioSP projeta a abertura de 3.518 postos de trabalho com carteira assinada no varejo do Estado de São Paulo, saldo de 884.799 admissões contra 881.281 desligamentos, segundo a Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista de São Paulo (PESP Varejo). Assim, o varejo paulista deve encerrar o ano com um estoque ativo de 2.092.727 trabalhadores formais, leva alta de 0,2% em relação aos 2.089.209 vistos em 2017.

Das nove atividades analisadas, a que mais participará na abertura de vagas do total do varejo do Estado de São Paulo é a de supermercados (5.277 vínculos), seguido de lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (3.671 vínculos). Por outro lado, o grupo de vestuário, tecido e calçados deverão extinguir 4.721 vagas, maior valor absoluto negativo, assim como o grupo de outras atividades deverá extinguir 2.401 postos de trabalho.

Atacado
No comércio atacadista o quadro é o mesmo, com a retomada do emprego. Neste ano, estima-se a criação de 9.998 postos de trabalho com carteira assinada no Estado de São Paulo, saldo de 180.354 admissões contra 170.356 desligamentos. Assim, o setor atacadista paulista deve encerrar o ano com um estoque ativo de 508.148, crescimento de 2,0% em relação aos 498.050 vistos no final de 2017.

As dez atividades pesquisadas deverão registrar saldos positivos, com destaque para produtos farmacêuticos e higiene pessoal (2.104 vínculos), seguido de papel, resíduos, sucatas e metais (2.059 vínculos).

Setor de serviços
Após baixas em 2015 e 2016, e poucas vagas abertas em 2017, a FecomercioSP estima boa retomada em 2018 com 86.381 postos de trabalho formais abertos até o final deste ano no setor de serviços paulista, saldo de 2.223.342 admissões contra 2.136.961 desligamentos. O segmento deve encerrar o ano com um estoque ativo de 7.387.815 trabalhadores com carteira assinada, alta de 1,2% em relação aos 7.301.434 vistos no final de 2017.

Dos 12 setores analisados, dez devem encerrar 2018 com saldo positivo, com destaque para atividades administrativas e serviços complementares (25.490 vínculos) e serviços médico, odontológicos e sociais (23.019 vínculos). Por outro lado, administração pública, defesa e seguridade social (-6.320 vínculos); e outras atividades (3.899 vínculos) terão saldos negativos.

Nota metodológica
Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo)
A Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo) analisa o nível de emprego do comércio varejista em 16 regiões do Estado de São Paulo e nove atividades do varejo: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos; materiais de construção; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; supermercados e outras atividades. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Pesquisa de Emprego no Comércio Atacadista do Estado de São Paulo (PESP Atacado)
A Pesquisa de Emprego no Comércio Atacadista do Estado de São Paulo (PESP Atacado) analisa o nível de emprego do comércio atacadista em 16 regiões do Estado de São Paulo e dez atividades atacadistas: alimentos e bebidas; produtos farmacêuticos e higiene pessoal; tecidos, vestuário e calçados; eletrônicos e equipamentos de uso pessoal; máquinas de uso comercial e industrial; material de construção, madeira e ferramentas; produtos químicos, metalúrgicos e agrícolas; papel, resíduos, sucatas e metais; energia e combustíveis; e outras atividades. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e das informações sobre movimentação declaradas pelas empresas do atacado paulista.

Pesquisa de Emprego no Setor de Serviços do Estado de São Paulo (PESP Serviços)
A Pesquisa de Emprego no Setor de Serviços do Estado de São Paulo (PESP Serviços) analisa o nível de emprego do setor de serviços em 16 regiões do Estado de São Paulo e 12 atividades: transporte e armazenagem; alojamento e alimentação; informação e comunicação; financeiras e de seguros; imobiliárias; profissionais, científicas e técnicas; administrativas e serviços complementares; administração pública, defesa e seguridade social; educação; médicos, odontológicos e serviços sociais; artes, cultura e esportes e outras atividades de serviços. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Fechar (X)