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Imprensa

Vendas no Litoral têm o segundo melhor desempenho estadual em setembro

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São Paulo, 16 de dezembro de 2015 – Apesar da retração de 3,4% nas vendas de setembro na comparação com mesmo período do ano anterior, o varejo da região do Litoral registrou o segundo melhor desempenho no Estado de São Paulo e atingiu o faturamento real de R$ 1,5 bilhão. No acumulado dos nove meses de 2015, houve queda de 2,8%.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Das nove atividades analisadas pela pesquisa, sete apresentaram resultado negativo, das quais concessionárias de veículos (-23,7%) e materiais de construção (-26,1%) foram as que mais impactaram negativamente sobre o resultado geral, com 3,2 e 2,3 pontos porcentuais, respectivamente. 

Por outro lado, apenas os setores de supermercados (17,5%) e farmácias e perfumarias (14,8%) apontaram desempenho positivo e colaboraram, respectivamente, com 6,1 e 1,2 ponto porcentual no resultado geral. 

De acordo com a Entidade, o resultado de setembro mostra a priorização que os consumidores estão fazendo, limitando os gastos com os bens essenciais do dia a dia como alimentos e remédios, evitando, assim, comprometer a renda a longo prazo. Sendo assim, a tendência é que os setores de farmácia e perfumarias e de supermercados continuem com os resultados positivos, que devem amenizar a queda no varejo da região do Litoral.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, mesmo com retrações, a região deve permanecer com o segundo melhor desempenho da PCCV tanto no Natal (com recuo de 1%) quanto no fechamento do ano (com -3%).

Desempenho estadual

Em setembro, as vendas do comércio varejista no Estado de São Paulo permaneceram em ritmo de queda, com o recuo de 12,2% na comparação com o mesmo mês de 2014. Foi a maior retração mensal desde que a pesquisa foi iniciada, em janeiro de 2008. No mês, o varejo paulista registrou o faturamento real de R$ 42,4 bilhões, representando uma perda de quase R$ 6 bilhões ante igual mês do ano passado. No ano, a queda já acumulou 5,6%, outro recorde histórico negativo quando se leva em conta essa base de comparação.

De acordo com a assessoria econômica da Entidade, o ciclo econômico recessivo tem influenciado de forma negativa o comércio varejista desde o ano passado, porém, a crise é cada vez mais profunda, com recuos expressivos nunca antes registrados.

Segundo a FecomercioSP, pelo terceiro mês seguido as 16 regiões do Estado de São Paulo apresentaram queda geral nas vendas, o que indica, mais uma vez, a generalização e o agravamento do ciclo recessivo do comércio paulista.

Oito das nove atividades em setembro apresentaram recuo do faturamento, sendo os mais expressivos vistos em lojas de vestuário, tecidos e calçados (-24,2% e impacto de -2,1 pontos porcentuais); concessionárias de veículos (-22%, com -3 p.p.); e materiais de construção (-22% e -1,8 p.p. de contribuição).

Somente o setor de supermercados (4,6%) apontou crescimento e contribuiu com 1,3 p.p. para amenizar a queda geral do varejo.

Expectativa

Para a Federação, o resultado das vendas do comércio em setembro indicaram a continuidade e o agravamento da conjuntura do varejo. Nem mesmo o consumo de bens essenciais pôde alavancar os números finais do comércio no mês.

Com a deterioração dos principais determinantes do consumo (como emprego, renda e crédito), debilitando a confiança para investir e para comprar, a FecomercioSP alerta que não há sinais de recuperação do comércio paulista em 2016, com a previsão de possíveis novas e expressivas quedas.

Nota metodológica

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e nove setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outras atividades).

Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.

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