Negócios
12/05/2014Vendas para a Copa do Mundo devem alavancar comércio eletrônico
Comerciantes esperam que a demanda por artigos temáticos, como itens verde e amarelo para decoração e torcida, cresça com a aproximação dos jogos
As vendas de artigos verde e amarelo para animar a torcida brasileira nos jogos da Copa do Mundo devem aumentar com a aproximação da realização dos jogos. Pelo menos é o que esperam as lojas de decoração e artigos de festa que comercializam esses itens via internet. Diversos estabelecimentos têm reforçado os estoques de chapéus, tiaras, bandeiras, camisetas e cornetas para atender à demanda dos torcedores, que intensificaram a procura pelas peças logo após o carnaval. Os itens começaram a ser vendidos, no entanto, no ano passado, durante a Copa das Confederações - porém de maneira mais tímida.
Para calcular a quantidade de produtos a serem comprados, os comerciantes se basearam na Copa do Mundo de 2010, quando muitos começaram a vender as peças temáticas em suas lojas online. A diferença é que neste ano a Copa será no Brasil, portanto, os fornecedores incrementaram seus portfólios e ofereceram mais produtos temáticos. "Este ano, temos muitas novidades", ressalta Gustavo Luca, sócio proprietário da Animafest, empresa especializada em fantasias e artigos para festas, que conta com lojas físicas e online. Ele diz que, na abertura da empresa, em 2006, a comercialização de produtos temáticos para a Copa do Mundo foi importante para o crescimento do negócio.
A loja pretende aumentar em 50% as vendas no período da Copa, em relação a um mês normal. Na temporada toda, a expectativa é faturar R$ 2 milhões na rede, incluindo a loja virtual, que hoje representa de 10% a 15% do faturamento, indica Luca. Se forem excluídas as vendas por atacado, a fatia do e-commerce avança para 30% das vendas. "O perfil de quem compra na nossa loja online é formado principalmente por pessoa física, mas muitos hotéis, restaurantes e lojas de carro estão comprando artigos temáticos pelo site. Esses locais, onde muitas pessoas vão se reunir para assistir os jogos, vão usar os itens para decoração", exemplifica.
Outra loja que apostou nas vendas de artigos para animar os torcedores durante a Copa do Mundo é a Magazine 25, que iniciou as atividades em 2006, com a loja online, e hoje possui loja física no centro de São Paulo.
A empresa espera crescimento de 25% nas vendas gerais em virtude da competição. "Estamos com o estoque bem preparado e investimos na variedade, mas a saída dos produtos vai depender muito do desempenho do Brasil. Se chegar até a final, podemos vender o mês inteiro. Se for campeão então, venderemos até o final do ano", aposta o coordenador de marketing, Milton Cândido.
Ele relata que muitas mães aproveitaram o clima de Copa de Mundo para fazer deste o tema das festinhas infantis, aumentando as vendas de itens para decoração verde e amarelo desde o começo do ano.
"A primeira vez que nos preparamos para vender itens para a Copa foi em 2010, principalmente, porque os fornecedores ofereciam. Mas, depois da experiência de aumento de 25% nas vendas em junho e julho daquele ano, resolvemos nos preparar melhor para 2014", conta. Segundo Cândido, a procura por artigos temáticos no site da Magazine 25 tem se intensificado a cada mês. No primeiro trimestre, os produtos da Copa não estavam nem entre os 20 mais vendidos. Hoje, já figuram entre os 10 mais vendidos. "No final de maio para junho, certamente, já estarão entre os 5 mais vendidos", prevê.
Ao buscar artigos temáticos na internet, muitos consumidores acessam o site das lojas pela primeira vez e acabam guardando o nome da empresa para as próximas compras. "A Copa ajuda muito a divulgar a empresa e gera clientes recorrentes, que voltam a comprar na loja em datas como o carnaval e o halloween", concorda Gustavo Luca, da Animafest. Mas e o que fazer com os itens que sobrarem? A ideia é aproveitar as Olimpíadas de 2016, também no Brasil, para vender o que ficou no estoque este ano.
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