Podcasts
03/12/2021Viagens pelo País crescem 68% em relação ao período pré-pandemia
É o que aponta levantamento do Waze; ouça a entrevista com o executivo da plataforma, Leandro Esposito
Para Leandro Esposito, os brasileiros estão voltando à vida social
(Arte: TUTU)
Nesta semana, o podcast Mercado & Perspectivas, da FecomercioSP, conversa com Leandro Esposito, country manager do Waze no Brasil, aplicativo de navegação criado em 2008 e que, hoje, tem o País como um dos seus maiores mercados.
Esposito fala sobre o período de pandemia e os impactos que a empresa enfrentou nos últimos 18 meses. Após uma queda considerável no número de usuários, a plataforma recuperou e ultrapassou os níveis de consumidores do período pré-pandemia. Para ele, os brasileiros estão voltando à vida social, indo às ruas e fazendo compras em lojas físicas: “As mudanças de restrições e a vacinação têm feito as pessoas retomarem seus hábitos”, diz.
Em relação ao deslocamento e à mobilidade, ele comenta que, em setembro, as viagens pelo País mostraram um número relevante de recuperação –em torno de 68% em comparação a setembro de 2019, antes da pandemia de covid-19. No mesmo caminho, estão as atividades ao ar livre, que cresceram 102%.
Veja também:
Saiba as dúvidas mais frequentes sobre férias
Mais do que vendas, mundo digital permite que empresas criem laços com consumidores
Serviços crescem, mas não evitam queda do PIB no 3º trimestre; entenda
Na gravação, o executivo explica que, para entender as necessidades do consumidor em sair de casa, devemos observar três pontos diferentes: a saída obrigatória, ligada ao dia a dia do trabalho presencial; a afetiva, na qual as pessoas se restringiam apenas a visitas familiares; e a essencial, formada por idas ao mercado e à farmácia, por exemplo. Levando em consideração estes aspectos, o Waze fez um levantamento que mostra que “9 em cada 10 brasileiros querem passar a viver momentos mais prazerosos, ao passo que 6 em cada 10 querem viver estes momentos fora de casa”.
Em outro ponto da conversa, o country manager da plataforma no Brasil fala sobre as mudanças e adaptações feitas na companhia. Dentre elas, foi criado um serviço capaz de indicar quais estabelecimentos tinham a retirada de produtos e mercadorias por meio de drive-thru, dando mais opções aos consumidores, além de uma função com compartilhamento de rotas para a opção de dar e pegar caronas.
Ainda no episódio, o convidado desta semana fala sobre a missão geral da empresa de tentar “acabar com o trânsito” e sobre a essência e o papel de prestação de serviço: “Temos um lugar único para tentar construir uma visão sustentável e legal para a nossa mobilidade no futuro”.
Ouça o podcast.
O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.