Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

.

Tem certeza que deseja excluir o projeto
?

Essa ação não poderá ser desfeita.

O CEP não foi encontrado.

O CPF já está cadastrado no sistema.

ou .

O e-mail já está cadastrado no sistema.

ou .

O e-mail já está cadastrado no sistema.

O CPF já está inscrito em três projetos diferentes e não pode ser cadastrado novamente.

Senha incorreta.

Dados atualizados com sucesso.

Notícias

Notícias

02/03/2017

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU englobam 169 metas mundiais

Os 17 ODS serão tema da 6ª edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU englobam 169 metas mundiais

Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade terá sua sexta edição lançada no dia 10 de março
(Pixabay)

Agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) somam 169 metas a serem atingidas até 2030. As propostas pautarão o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, que já está com inscrições abertas!

Os 17 ODS abrangem os macro temas: social, ambiental, econômico e institucional. O primeiro deles trata da “Erradicação da pobreza”, no qual as ações devem garantir direitos iguais no acesso aos recursos econômicos, naturais, tecnológicos, bem como aos serviços básicos.

O segundo é o “Fome Zero”, que visa acabar com a desnutrição e proporcionar acessibilidade à alimentação segura e à agricultura sustentável. O objetivo três tem como foco “Boa saúde e bem-estar”, para assegurá-las a todos e reduzir as taxas de mortalidade materna e infantil, além de acabar com as epidemias de Aids, tuberculose, malária e com o uso de drogas.

Em quarto lugar está “Educação de qualidade”, com a meta de assegurar a todos a inclusão e a formação profissional de qualidade. “Igualdade de gênero” é o tema do objetivo cinco, que visa extinguir a discriminação e violência contra mulheres e meninas.

O sexto trata da “Água potável e saneamento” e quer viabilizar a gestão sustentável da água e saneamento a todos. O objetivo sete estabelece “Energia limpa e acessível”, para garantir o acesso à energia de fontes renováveis e dobrar a eficiência global. Em seguida vem o “Trabalho decente e crescimento econômico”, que pretende promover inclusão e erradicando o trabalho forçado e escravo.

“Indústria, inovação e infraestrutura” compõem a meta nove, com enfoque na industrialização inclusiva e sustentável e fomento da inovação. Na décima, “Redução das desigualdades”, a atenção é à inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de raça, idade, gênero, etnia, religião ou condição econômica.

Para proporcionar a habitação segura e inclusiva, foi criado o objetivo 11, “Cidades e comunidades sustentáveis”. E o ODS seguinte, “Consumo e produção sustentáveis”, estabelece que haja padrões de produção eficientes e manejo saudável.

Em 13º está o “Ação contra mudança global do clima”, que embasará medidas urgentes para combate os impactos dessas alterações, além de prevenir catástrofes naturais.

O objetivo cujo tema é “Vida na água” tratará da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. Da mesma forma, o número 15, tem a mesma proposta, porém, voltada para a “Vida terrestre”.

Os dois últimos são “Paz, justiça e instituições eficazes” e “Parcerias e meios de implementação”, que visam, respectivamente, a construção de sociedades pacíficas e responsáveis e o fortalecimento das formas para colocar todas as metas em prática.

Projetos relacionados a temas de qualquer um dos ODS podem se inscrever no 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, que contará com as seguintes categorias: Empresa, Entidades Empresariais, Indústria, Órgão Público, Academia e Reportagem.

Fechar (X)