Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

.

Tem certeza que deseja excluir o projeto
?

Essa ação não poderá ser desfeita.

O CEP não foi encontrado.

O CPF já está cadastrado no sistema.

ou .

O e-mail já está cadastrado no sistema.

ou .

O e-mail já está cadastrado no sistema.

O CPF já está inscrito em três projetos diferentes e não pode ser cadastrado novamente.

Senha incorreta.

Dados atualizados com sucesso.

Notícias

Notícias

15/12/2015

Prêmio de Sustentabilidade: compostagem e telhado verde são reconhecidos

Trabalho foi reconhecido na categoria Grande Empresa

Prêmio de Sustentabilidade: compostagem e telhado verde são reconhecidos

(Imagem: TUTU)

Por Deisy de Assis

O projeto Compostagem e Telhado Verde, desenvolvido pelo Shopping Eldorado, na capital paulista, foi o vencedor da categoria Grande Empresa, da quinta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, realizado pela Federação em parceria com a Fundação Dom Cabral. Um dos resultados do programa, que processa o lixo orgânico do shopping, é o plantio de alimentos na área no teto da construção, que passou a ser conhecida como cobertura verde.

Gerente de operações do shopping, Sérgio Nagai explica que o projeto surgiu em 2012 para resolver um desafio. A questão era a mistura entre os itens recolhidos na coleta seletiva para a reciclagem com os materiais orgânicos vindos da praça de alimentação. Na prática, acontecia a contaminação do material.

A partir da dificuldade, a empresa deu início a um trabalho de coleta dos restos de alimentos que passaram a ser transformados em composto orgânico. “Atualmente, é processada uma tonelada de alimento por dia, que geram um composto de alta qualidade, muito nutritivo, que usamos nos plantios do nosso telhado verde”, diz Nagai.

O gerente ressalta que, com o ciclo de separação, transformação, plantio e colheita, o conceito de sustentabilidade fica ainda mais claro. “Receber o prêmio da FecomercioSP nos mostra que estamos no caminho certo.”

Horta urbana

A cobertura verde do Shopping Eldorado abriu espaço para uma horta urbana, na qual são plantadas verduras e hortaliças utilizando a compostagem. “Já semeamos e colhemos 25 quilos de feijão, o que rendeu uma feijoada para 400 funcionários em 2013”, afirma o gerente de operações.

Parte dos trabalhadores participa dos cuidados com a vegetação e os alimentos colhidos são distribuídos entre funcionários de diversos setores do shopping.

Fechar (X)