Notícias
Notícias
03/05/2018Programa REVIVA é ganhador da categoria Empresa do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
Projeto da Via Varejo com cooperativa de reciclagem beneficia cerca de 40 famílias ao fornecer material como papelão e plásticos para separação e venda
Material reciclável é enviado para uma central de triagem em Jundiaí, interior de São Paulo, onde é separado por tipos e vendido pela Cooper Viva Bem
(Arte: TUTU)
O REVIVA – programa de reciclagem da Via Varejo, administradora das redes Casa Bahia e Pontofrio –, é o vencedor da categoria Empresa do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. O projeto, desenvolvido em parceria com a Cooper Viva Bem, é voltado a reciclagem, apoio à Logística Reversa e destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos gerados em sua operação.
Os centros de distribuição, escritórios e lojas do Estado de São Paulo da Via Varejo enviam material reciclável a uma central de triagem em Jundiaí, interior de São Paulo. O material é separado por tipos (papel, papelão, plásticos etc.) e vendido pela cooperativa.
Veja também:
Conheça os ganhadores do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
Com a receita, a entidade consegue pagar os custos do uso do espaço e do maquinário utilizados na operação e recolher impostos, e o saldo é dividido entre os cooperados. Desde o início da parceria, mais de 20 mil toneladas de material já foram recicladas, beneficiando diretamente mais de 40 famílias.
A parceria foi fechada em 2015 após análise e suporte da Giral – Viveiro de Projetos, empresa que atua no desenvolvimento de projetos e modelos de negócio. Desde então, a central de triagem, antes administrada pela Via Varejo, passou a ser gerida pela Cooper Viva Bem.
Jay Mil-Homens, da Via Varejo e vencedor na categoria Empresa com o programa REVIVA, com Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil
(Foto: Rubens Chiri)
A implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi determinante para o desenvolvimento do REVIVA, que procurou melhorar o seu engajamento à lei. O primeiro desafio foi unir os cooperados em torno de uma operação de grandes proporções. Nas fases posteriores, os esforços foram concentrados na administração do projeto, incluindo controle de venda e estabelecimento de indicadores de acompanhamento.
“Há ganhos para todos os envolvidos. A empresa foca em seu negócio com a certeza de que seus resíduos estão sendo destinados adequadamente. Os cooperados, fundamentais no processo de reciclagem do País, têm um aumento de renda e inclusão social”, avalia o diretor de Expansão e Manutenção da Via Varejo, Paulo Pioner.