Negócios
30/03/2021Ambiente do dinheiro também é um território feminino, afirma Ana Fontes
Fundadora da Rede Mulher Empreendedora defende política de crédito direcionado a negócios liderados por mulheres

Às mulheres, crédito costuma ser mais negado, diz Ana Fontes
(Divulgação)
Em um país onde 40% das empreendedoras têm o próprio negócio como única fonte de renda para “botar comida dentro de casa”, é preciso não só de uma política pública de “geração de crédito diferenciado para mulheres donas” de pequenas empresas, como também ensinar as meninas que “o território do dinheiro é um território feminino”, de acordo com a fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes.
Em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, Ana defende uma política de crédito diferenciado para empreendedoras citando o impacto da pandemia sobre os negócios. Segundo ela, 60% das mulheres empreendem nas áreas de moda, beleza, alimentação fora de casa e serviços de estética – atividades muito afetadas pelo surto de covid-19, em razão do distanciamento social.
Confira mais entrevistas do UM BRASIL
Magazine Luiza quer dar mais espaço às pequenas empresas
Empresa inteligente alia gestão digital enxuta e inovação que surge da diversidade
Modelo de negócio que "culpa" o consumidor não funciona mais, afirma Ana Couto
Além disso, destaca que, por questões educacionais e comportamentais, as mulheres “não se sentem confortáveis no ambiente dos bancos e do mercado financeiro” e, quando tentam contrair crédito, são, historicamente, “mais negadas”.
“Tem uma questão anterior à do crédito em si que é a da educação e do ambiente financeiro para as mulheres. A nós nunca foi ensinado que o ambiente do dinheiro é feminino, sempre foi ensinado que era masculino. Por isso, muitas mulheres acham que não podem cuidar do dinheiro; elas têm receio em relação à educação financeira”, explica.
“Você associa isso ao fato de que quem fala de dinheiro em todos os canais públicos são homens – normalmente, brancos. É muito recente o fenômeno de mulheres falando de educação financeira”, complementa.
Para mudar esta realidade, Ana Fontes, também delegada líder do Brasil no W20 – grupo de engajamento do G20 com foco em equidade de gênero –, defende que o empresariado se una a fim de impulsionar pautas relevantes para o País.
“[O empresário] é um apoiador, e não um elaborador de política pública, até porque ele é um único ator. Os empresários têm de se juntar em categorias e associações das quais já fazem parte para empurrar, ajudar e pautar as questões importantes para a nossa sociedade”, reforça.
Ana também sugere que, como forma de ajudar diversas famílias a atravessar o período pandêmico, o consumo seja direcionado às pequenas empresas, principalmente as conduzidas por mulheres. "Você vai comprar um presente ou um ovo de Páscoa, compre de uma mulher que está produzindo na casa dela. Aquela produção vai ajudá-la a pôr comida dentro de casa”, salienta.
Assista a entrevista na íntegra e se inscreva no canal UM BRASIL.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/ambiente-do-dinheiro-tambem-e-um-territorio-feminino-afirma-ana-fontes
Notícias relacionadas
-
Varejo
Comércio eletrônico: domine as vendas por marketplace
Material, elaborado pela FecomercioSP, auxilia os pequenos negócios na hora de escolher a plataforma ideal, gerenciar o anúncio mais atrativo e não errar no frete
-
Empreendedorismo
Metaverso no turismo fortalece pré-venda; fique por dentro
EmpreendedorismoDa redução de erros à automatização do atendimento: 5 benefícios que a Inteligência Artificial oferece à sua empresa
InternacionalApós redução em 2021, Imposto de Importação ganha novo corte de 10%
Recomendadas para você
-
Internacional
Imposto de Importação: novo corte de 10% vale até dezembro de 2023
Alíquotas reduzidas contemplam 87% dos códigos tarifários do Mercosul
-
Internacional
Sem agenda não-tarifária, Mercosul não interessa a grandes players
Assunto foi tema de reunião da FecomercioSP com secretário de Comércio Exterior
-
Empreendedorismo
Confira um passo a passo para você vender mais no Dia dos Namorados
Trazemos dicas de gestão e marketing para os melhores resultados
-
Empreendedorismo
Cuidados com o uso do PIX: confira como se proteger dos golpes
Com onda de roubos envolvendo o meio de pagamento, bancos disponibilizam seguro para o PIX