Economia
10/03/2017“Brasil tem potencial incrível, mas caminho trilhado é insustentável”, avalia economista de Columbia
Jan Švejnar fala sobre intervenção estatal e má distribuição da melhora dos padrões de vida no mundo durante entrevista ao UM BRASIL

(Foto: Tutu)
“O Brasil é uma economia com um potencial positivo incrível. A questão é como concretizar esse potencial”. A afirmação é Jan Švejnar, Ph.D em Economia, diretor do Centro Global de Governança Econômica na Universidade Columbia e ex-candidato à presidência da República Tcheca. Durante entrevista ao UM BRASIL, conduzida pela jornalista Érica Fraga, o economista aponta o descompasso entre o tamanho do Estado e o crescimento da economia brasileira.
"Três poderes são responsáveis pela insegurança jurídica no País", diz Gustavo Loyola
“Brasil deve retomar o caminho das reformas”, diz Edmund Amann
"Brasil está em uma bagunça fiscal", diz Andrés Velasco
“Nas últimas seis ou sete décadas, o Estado se tornou cada vez maior e ficou com cada vez mais tarefas. Muitas das funções desempenhadas têm sido muito boas, mas o problema é que, de certo modo, o crescimento dos serviços oferecidos pelo Governo foi mais rápido do que o crescimento da economia. A economia ficou cada vez mais em débito. O País acumulou dívidas e está indo por um caminho insustentável”, afirma.
Jan Švejnar destaca a importância do Estado, mas avalia ser necessário um equilíbrio. “É impossível termos uma economia de mercado operando sem nenhuma participação do Estado para prover a assistência necessária. Acho que o truque é encontrar a combinação adequada de modo que o Estado capacite, ajude, melhore o funcionamento da economia de mercado, mas não o obstrua. A questão é a quantidade e o tipo de intervenção adequada”, explica.
Ele também traz o lado positivo do cenário atual. “A boa notícia é que, diferentemente de outras economias, o setor bancário ainda aparenta estar em relativa boa forma, o Banco Central está seguindo políticas razoáveis e a inflação baixou nos últimos meses. Acho que, com uma escolha sensata de políticas e, é claro, com o cenário político ficando mais estável, o País pode ficar muito bem economicamente. No entanto, obviamente, questões relacionadas aos escândalos de corrupção e à situação política são relevantes”, aponta.
Falando em escala global, Jan Švejnar ressalta que houve uma melhora nos padrões de vida, mas que não foi bem distribuída. “Com a globalização, vivemos muito mais em um mundo de fluxo, onde as coisas vão e vêm rapidamente. Para construir um sistema que seja estável para os cidadãos de determinado País, é obviamente muito mais difícil. Por outro lado, o mundo enriqueceu como resultado da globalização, o que é um aspecto positivo. O aspecto negativo é que os benefícios foram distribuídos de modo desigual. Em muitos países, a classe média, especialmente nos países ricos, sentiu-se – e em alguns casos não foi só um sentimento – com a renda estagnada, enquanto vê que os ricos estão muito bem”, conclui.
A entrevista integra a série que discute estratégias para o crescimento e o papel do Estado na economia, gravada em São Paulo e no Rio de Janeiro, em dezembro de 2016, em uma parceria da plataforma UM BRASIL com o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, braço da Universidade Columbia, de Nova York.
Confira abaixo a entrevista na íntegra.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/brasil-tem-potencial-incrivel-mas-caminho-trilhado-e-insustentavel-avalia-economista-da-universidade-columbia
Notícias relacionadas
-
Mercado
IPCA desacelera em maio e abre espaço para a manutenção da Selic
Alta de 0,26% no índice oficial de inflação foi menor que a esperada e reflete alívio nos preços de alimentos e serviços
-
Brasil
Apesar de haver espaço para manter Selic no mesmo patamar, COPOM priorizou atuação robusta sobre inflação
Inteligência ArtificialFederação exibe posicionamento quanto ao Marco Civil da IA
Modernização do EstadoModernização do Estado é necessária para melhorar a qualidade dos serviços públicos
Recomendadas para você
-
Internacional
Microempresas e MEIs aquecem importações da Ásia, com crescimento de 160% em 5 anos
Marketplaces internacionais facilitam acesso a produtos da região
-
Modernização do Estado
Reforma Administrativa é o caminho para modernizar o Estado
Priorizar a eficiência da máquina pública e a melhoria na qualidade dos serviços públicos deve ser o foco
-
Modernização do Estado
Reforma Administrativa buscar eficiência do serviço público
FecomercioSP, que elaborou parte das propostas em debate, vai participar das discussões na Câmara dos Deputados
-
Brasil
Brasil e mundo vivem uma nova era geopolítica e tecnológica
Hoje, alguns setores políticos difundem a ideia de um passado idealizado, em que tudo era bom