Negócios
25/11/2022Diversidade é grande ativo para a economia empresarial
UM BRASIL entrevista Preto Zezé, presidente nacional da Central Única das Favelas (Cufa)

“Apesar da construção negativa a respeito da favela e das pessoas que nelas vivem, quando se trabalha com uma perspectiva diferente, de positividade, paramos de pensá-la como um local onde só há carência; vemos que se trata de um lugar de potências”, declara Preto Zezé, presidente nacional da Central Única das Favelas (Cufa), durante a segunda gravação da série comemorativa de 500 entrevistas do Canal UM BRASIL – uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A entrevista teve o apoio do PULSE 2022 – 28° Congresso Nacional de Jovens Empreendedores.
No bate-papo, comandado pela jornalista Joyce Ribeiro, Preto Zezé fala sobre a realização do ExpoFavela no World Trade Center São Paulo, com mais de 20 mil inscritos para uma premiação voltada apenas a moradores das comunidades. “Reunimos gente da produção de alimentos limpos, moda sustentável e gente da comunicação, da tecnologia e das redes de pequenos negócios – uma diversidade de coisas que mostra que as pessoas querem realizar, mas as condições não favorecem”, pondera. “Muitas vezes, as empresas temem estes territórios; e o governo, quando olha, só os considera gastos. É preciso olhar a favela como um ambiente de investimento e descoberta.”
VEJA TAMBÉM
Preto Zezé salienta que também é preciso superar a ideia de que trabalho social não está relacionado à economia. As favelas produzem R$ 187 bilhões em poder de consumo, são mais de 17 milhões de pessoas vivendo nelas – quase como o quarto maior Estado da federação, frisa.
“Não é um lugar onde se possa simplesmente ir vender um produto e ir embora, e essas pessoas não querem apenas comprar, querem se ver na comunicação da empresa e saber se ela tem alguma responsabilidade para além de apenas vender”, ressalta.
Diversidade é um ativo valioso às empresas
Preto Zezé comenta que quando as empresas passam a incluir pessoas negras em sua estética, na comunicação e na direção, há um olhar mais completo dos negócios. “O ativo da diversidade é benéfico à economia das empresas, a diversidade faz bem para receitas e despesas.”
“Nós lutamos muito para entrar e ‘construir as estradas’ [no meio corporativo]. Agora, a luta é com o desafio de como operar este ambiente, como dirigi-lo. Estamos falando da presença de pessoas negras não apenas como um símbolo de presença no local, mas da incorporação da diversidade como algo legítimo e necessário em uma sociedade diversa”, afirma.
Processo de exclusão
Outro tópico da entrevista é o processo de exclusão histórico pelo qual passam os moradores das favelas e comunidades pobres. “Quando falamos com o gestor público de algum lugar, é comum ouvir que naquela cidade não há favela. Eles chamam de outra forma, mas há favela. Isso decorre do histórico brasileiro, de 388 anos de existência marcada pela escravidão, com populações despejadas nestes lugares. A origem da palavra ‘favela’ está ligada a um processo de exclusão”, ressalta o presidente nacional da Cufa.
O empresário lembra do primeiro registro de uma favela no País. “Quando os soldados que lutaram na Guerra de Canudos voltaram para o Rio de Janeiro e foram pedir seus soldos ao governo, não foram pagos. Eles, então, foram ‘se amontoando’ ao pé de um morro, o atual Morro da Providência, tido como a primeira favela do Brasil, graças a um registro policial. Em 1900, um documento oficial já citava, pela primeira vez, a palavra ‘favela’ como um ambiente degradado e que precisava ser vigiado”, esclarece.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/diversidade-e-grande-ativo-para-a-economia-empresarial
Notícias relacionadas
-
Empreendedorismo
Oito dicas infalíveis para impulsionar os negócios
Veja como transformar a “Black Friday do 1º semestre” em um grande sucesso
-
Turismo
Retomada da exigência de vistos do governo preocupa
EmpreendedorismoVai empreender? Escolha o modelo de negócio ideal: próprio ou franquia
InternacionalFederação pleiteia medidas de abertura comercial
Recomendadas para você
-
Varejo
Incerteza fiscal, inflação e juros elevados reduzem as expectativas do empresariado
Confiança dos comerciantes em relação à economia atingem menor nível desde maio de 2021
-
Turismo
Fim dos recursos do Perse e outros pontos de atenção para o Turismo
A reintrodução da exigência de vistos para turistas dos EUA, Canadá e Austrália também poderá desestimular os visitantes
-
Varejo
Black Friday, mercado de trabalho aquecido e aumento de renda estimulam as vendas do varejo paulista em novembro
Faturamento do setor cresceu 11,1% em relação ao mesmo período de 2023, puxado pelos segmentos de vestuário e farmácias
-
Inovação
Startups atraem investidores com tecnologia de ponta e inovações
É vantajoso investir nesses negócios, já que são os principais responsáveis pelas inovações no mercado