Negócios
20/03/2020Empresário precisa se descolar do cenário atual e olhar à frente, afirma Isaías de Oliveira
Presidente da Chiquinho Sorvetes aponta a importância de pesquisa e investimento no crescimento do seu negócio

Isaías de Oliveira está à frente da Chiquinho Sorvetes há 40 anos
(Foto: Christian Parente)
Ao longo de sua trajetória profissional, Isaías de Oliveira criou uma certeza, que serve de motivação durante momentos de crise econômica: “O empresário não pode ver o ciclo do momento, ele tem que estar sempre olhando à frente, sempre otimista, e transmitindo esse otimismo”, afirma o presidente da Chiquinho Sorvetes, em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP.
Assim como muitos brasileiros que começam a empreender, Oliveira entrou no mundo dos negócios totalmente despreparado: aos 18 anos, por causa de seu pai, ele abriu uma sorveteira em Frutal, no interior de Minas Gerais, sem saber nada sobre o doce gelado. Passados 40 anos, aquele pequeno estabelecimento se transformou em uma franquia com 500 lojas, que atendem 2 milhões de clientes por mês — uma história de sucesso incomum em um país onde 25% das empresas fecham suas portas menos de dois anos depois de serem abertas, principalmente por falta de planejamento.
Veja também
Banco de bolso: oferta de serviços digitais já determina a dinâmica desse mercado, avalia Juliana Guimarães
Setor financeiro precisa quebrar o paradigma da desconfiança, afirma Bernardo Piquet
Empresa tem o papel de ser agente de transformação social, diz Guilherme Leal
Se houve despreparo no início, a evolução da franquia, segundo Oliveira, se deveu a muita pesquisa e investimento para encontrar soluções de problemas específicos do seu tipo de negócio, como a criação de uma rede logística própria. Sem isso, analisa o empreendedor, a expansão do negócio teria sido inviável.
“É muito bom crescer? É, é ótimo. Só que ou o empresário acompanha esse crescimento com muito investimento, para atender a essa demanda, ou então a operação dele está condenada ao fracasso”, garante.
O presidente da Chiquinho Sorvetes diz que vê a Reforma Tributária como absolutamente necessária para a melhora do ambiente de negócios no Brasil. “Se o governo conseguisse desonerar o mercado para que os empreendedores conseguissem investir mais, como facilitador... É o que estamos precisando. Nós, empreendedores, estamos fazendo nossa parte, dando nossa contribuição.”
No início de uma propagação internacional da franquia de sorveterias, Oliveira pontua, porém, que nem tudo são flores em outros países. “Nos Estados Unidos, são muitos processos, muitos quadradinhos, a implantação é muito difícil — fazer a reforma do prédio, do salão, [demanda] muitos arquitetos, muita engenharia. Aqui [no Brasil], não. Em compensação, lá a parte burocrática, de impostos, é muito mais fácil. É preciso entender o mercado para não cometer erros.”
Faça parte
Se você tem interesse no debate político e econômico e na melhoria do ambiente de negócios para que a sua empresa possa crescer, conheça melhor a FecomercioSP. Você pode se tornar um associado e ter acesso a conteúdos e serviços exclusivos, além de descontos em eventos e outros benefícios.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/empresario-precisa-se-descolar-do-cenario-atual-e-olhar-a-frente
Notícias relacionadas
-
Varejo
Loja do Futuro leva inovação tecnológica a mais de 3,2 mil empresas do varejo
Programa deve proporcionar aumento médio de 12,2% nas vendas das MPEs
-
Turismo
Retomada da exigência de vistos do governo preocupa
ServiçosEstudo mostra acelerada de Serviços no pós-pandemia
EmpreendedorismoVai empreender? Escolha o modelo de negócio ideal: próprio ou franquia
Recomendadas para você
-
Internacional
Federação pleiteia medidas de abertura comercial
Ações são fundamentais para reduzir o Custo Brasil e aumentar a produtividade e a competitividade do País
-
Atacado
Segurança pública na capital: medidas pretendem reduzir roubos e furtos de carga
Conselho do Comércio Atacadista da FecomercioSP pleiteia medidas à Prefeitura de São Paulo
-
Inovação
Startups atraem investidores com tecnologia de ponta e inovações
É vantajoso investir nesses negócios, já que são os principais responsáveis pelas inovações no mercado
-
Varejo
Black Friday, mercado de trabalho aquecido e aumento de renda estimulam as vendas do varejo paulista em novembro
Faturamento do setor cresceu 11,1% em relação ao mesmo período de 2023, puxado pelos segmentos de vestuário e farmácias