Economia
02/12/2016“Saúde precisa de apoio intersetorial para funcionar”, diz Nacime Mansur
Para superintendente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, SUS precisa de gestão mais eficiente para atender a 75% da população

Políticas públicas precisam interagir para promover mais saúde para a sociedade, diz Mansur
Apesar de o sistema de saúde ser entendido como um reflexo de como uma sociedade é constituída, em função do nível de educação, saneamento básico e infraestrutura, as políticas dialogam pouco entre si para criar um mecanismo que funcione, avalia Nacime Mansur, superintendente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
Em entrevista ao UM BRASIL, Mansur diz que as condições que vivemos em sociedade repercutem dentro do sistema de saúde. Por isso, temos longas filas de espera e atendimentos de má qualidade.
“Todo o movimento aponta a necessidade de entender a saúde por esse mecanismo intersetorial. Não dá para entender saúde de forma isolada, ou sendo feita pelo médico, pelo prescritor ou profissional de saúde. É um conceito mais amplo que envolve desde o próprio indivíduo até a sociedade como um todo”, afirma o superintendente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
De acordo com ele, para o Sistema Único de Saúde (SUS) realizar todas as tarefas que se compromete a fazer no País, sendo responsável pelo atendimento de cerca de 75% da população, precisa de mais recursos do que os disponíveis atualmente, além de uma mudança de gestão e foco em redes mais eficientes.
“Falta dinheiro. Frente a essa crise econômica, moral e ética, não é possível dizer que só falta saúde [para o sistema funcionar]. Com os juros que pagamos e o comprometimento de quase 5% do PIB [Produto Interno Bruto] com serviço da dívida [pública], é pouco provável que sobre recurso. Continuaremos lutando pelo recurso”, diz Mansur.
Por outro lado, ele também fala que o Brasil não sofre da falta de médicos, mas precisa distribuir os profissionais por todo o território nacional.
“Não acredito que faltem médicos. Faltam em alguns lugares, que é a questão da distribuição que não é só de médicos. Em lugares ermos, mais distantes, faltam médicos, jornalistas, advogados”, avalia.
Na entrevista, Mansur também comenta como tornar o sistema de saúde mais eficiente e sobre a cultura do brasileiro de ir ao médico para resolver casos simples.
Confira na íntegra abaixo:
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/saude-precisa-de-apoio-intersetorial-para-funcionar-diz-nacime-mansur
Notícias relacionadas
-
Mercado
IPCA desacelera em maio e abre espaço para a manutenção da Selic
Alta de 0,26% no índice oficial de inflação foi menor que a esperada e reflete alívio nos preços de alimentos e serviços
-
Economia Digital
IA aplicada à logística beneficia o e-commerce; veja como
Modernização do EstadoEntidade defende contratação temporária e fim de privilégios
Modernização do EstadoComo o Estado pode ser mais eficiente? Veja as propostas
Recomendadas para você
-
Economia Digital
Cerco às Big Techs: decisão do STF impõe novo regime de moderação da internet
Medida abre caminhos para que plataformas digitais sejam responsabilizadas por conteúdos
-
Mercado
Confiança do empresário do Comércio sobe em julho, mas queda anual aponta reflexo negativo da política econômica
Aumento de impostos, juros elevados e falta de corte de gastos geram cautela em relação ao futuro e aos investimentos
-
Mercado
Preocupações econômicas retraem consumo das famílias paulistanas
Índices de confiança e de consumo sofreram recuos de 11,6% e 4,6%, na comparação anual
-
Brasil
Empresários estão mais pessimistas com cenário econômico
ICEC sobe 1,8% em maio, mas continua abaixo da linha do otimismo; IEC registra sexta queda consecutiva