Economia
17/09/2014Reeleição e mandato único na visão de especialistas
O instituto da reeleição para cargos eletivos no Poder Executivo foi introduzido no sistema eleitoral brasileiro por meio da Emenda Constitucional nº 4, de 4 de junho de 1997. Com isso, em 1998, o então presidente Fernando Henrique Cardoso se reelegeu ainda no primeiro turno, com 53,6% dos votos. Antes disso, a Constituição da República Federativa do Brasil não previa a possibilidade de mandatários de posições no Executivo pleitearem o mesmo cargo na eleição subsequente. Hoje, a reeleição é um a
Especial Voto: Direito ou Dever?
-
Economia
Tira-dúvidas sobre eleições
Às vésperas das eleições gerais no Brasil, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre questões referentes ao funcionamento da votação. No vídeo, a representante do TRE-SP responde perguntas sobre eleições e sobre o sistema eleitoral brasileiro.
-
Economia
Uma análise sobre a atual crise de representação política
Pela primeira vez na história do país, a maior parte dos eleitores brasileiros é contra o voto obrigatório. Segundo a pesquisa Datafolha divulgada pela “Folha de S.Paulo” na primeira quinzena de maio de 2014, 61% dos brasileiros rejeitam essa imposição prevista no artigo 14 da Constituição. Para alguns especialistas, os números indicam uma rejeição à atividade política.
-
Economia
Especialistas analisam o voto distrital
Com os recorrentes escândalos que têm emergido dos três Poderes, o voto distrital vem sendo apontado por especialistas e pela opinião pública como uma das soluções para aumentar a fiscalização sobre os políticos. Nesse sistema, as regiões são divididas em distritos que contemplam um candidato por partido. Entre os defensores da proposta, há aqueles que apoiam o sistema "puro", enquanto outros preferem o "misto".
-
Economia
A reforma política e o futuro da democracia brasileira
Analistas políticos são unânimes ao afirmar que, para solucionar as distorções e a complexidade do sistema eleitoral nacional e mudar os rumos da política brasileira, a única saída é uma reforma política ampla.
Vídeos relacionados
-
Economia
Eficiência é mais importante que tamanho do Estado, diz William Summerhill
Brasilianista da UCLA fala ao UM BRASIL sobre a recuperação da economia brasileira, a persistente instabilidade política e as incertezas para as eleições de 2018
-
Economia
Los obstáculos para el desarrollo de Brasil, por Otaviano Canuto, del Banco Mundial
Las raciones que hacen con que el país crezca menos son el punto central de la discusión con el consejero sénior del Banco Mundial, Otaviano Canuto.
-
Negócios
#NossaCultura - Chilli Beans
Manoela acredita que os vendedores são a chave do sucesso da sua marca.
-
Economia
The ideologization of public policies, by Fabio Giambiagi
The barriers that affect economic development in Brazil, the idealization of public policy and the historic of privatization in the country are among the topics analyzed by the economist Fabio Giambiagi, a leading Brazilian expert in the areas of public finance and social security.
Vídeos da mesma categoria
-
Economia
Teaser - Rússia X Ucrânia: Impactos para o Brasil
FecomercioSP convidou especialistas para debater os riscos do conflito entre os países e como o Brasil pode ser afetado; reveja
-
Economia
TEASER | CEEP | 2022: O xadrez eleitoral
.
-
Economia
CEEP | O Xadrez Eleitoral: Antonio Lanzana analisa cenário econômico
.
-
Economia
O racismo é uma questão economicamente burra | Ana Bavon
Consultora especializada em desenvolvimento de estratégias de diversidade fala ao UM BRASIL
Vídeos populares
-
Legislação
O que é o eSocial?
FecomercioSP explica o que é o eSocial; assista
-
Legislação
Saiba a diferença entre acordo, convenção e dissídio coletivos
Conheça os instrumentos que regulam as relações entre empregados e empregadores.
-
Economia
O conceito de accountability, por João Cordeiro
Nesta entrevista ao jornalista Adalberto Piotto, o autor e consultor João Cordeiro explica o conceito de accountability.
-
Economia
Limite da liberdade de expressão é o crime e a ética, por Leandro Karnal
Leandro Karnal fala que a liberdade de opinião é válida contanto que não subjugue a lei