Podcasts
27/05/2022Ainda disseminada, inflação arrefece momentaneamente com bandeira tarifária verde
Consumidor se mostra mais preocupado com a situação financeira familiar; ouça no “Economix”
Redução nos preços de energia elétrica aliviou a prévia da inflação em maio
(Arte/Tutu)
Em maio, a prévia da inflação avançou 0,59%, desacelerando consideravelmente em relação ao observado em abril (1,73%). No entanto, os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) podem não ser tão bons como parecem.
O indicador mostra que todos os grupos de produtos e serviços pesquisados registraram aumento nos preços, exceto habitação. A baixa de 3,85% ocorreu, inclusive, em razão da queda de 14,09% nas tarifas de energia elétrica – a bandeira verde, que indica condições favoráveis de geração de energia, voltou a ser aplicada em maio.
Sendo assim, o Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (27) examina a real situação do processo inflacionário, destacando o alívio circunstancial registrado no mês.
O programa, além disso, aborda a queda na confiança do consumidor em maio. Segundo o índice da Fundação Getulio Vargas (FGV), as famílias se mostram mais preocupadas com o futuro, principalmente no que diz respeito à situação financeira.
A edição também discorre sobre a ata da reunião do Federal Reserve (FED), o banco central norte-americano. O documento indica mais dois aumentos de 0,5 ponto porcentual (p.p.) nos encontros de junho e julho, levando as taxas de juros de referência para o intervalo entre 1,75% e 2% ao ano (a.a.).
Por fim, o episódio comenta uma declaração do primeiro-ministro da China, Li Keqiang, que insinuou que a economia do gigante asiático pode contrair no segundo trimestre. Além disso, a autoridade pontuou que a atividade econômica está pior do que no início da pandemia de covid-19.
Ouça o podcast:
O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.
Ouça outros episódios do Economix
Surpresa positiva? Dados indicam economia mais forte no primeiro trimestre
Apesar da inflação elevada, varejo e serviços surpreendem positivamente no primeiro trimestre
Juros sobem e continuarão subindo: qual será o teto da taxa Selic?