Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Alta de Selic pelo Copom foi medida correta

FecomercioSP considera acertada a decisão de aumento da taxa básica de juros devido ao alto patamar da inflação acumulada nos últimos 12 meses

Ajustar texto A+A-

Alta de Selic pelo Copom foi medida correta

Sem alternativa por causa da manutenção dos indicadores inflacionários em níveis elevados, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (Bacen) decidiu pelo aumento da taxa básica de juros (Selic), de acordo com comunicado divulgado nesta quarta-feira (2), após reunião iniciada no dia anterior. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apesar de tender a frear a expansão da economia brasileira, a medida foi correta.
 
Com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) de fevereiro atingindo 5,68% no acumulado dos 12 meses e com tendência ascendente - bem acima do centro da meta de 4,5% ao ano - na medida em que preços administrados pelo governo encontram-se represados, além das perspectivas de médio prazo de desvalorização do real em relação ao dólar e outras moedas fortes, os integrantes do Copom só tinham como opção o aumento da Selic. Segundo a área econômica da Federação, o quadro geral é ainda pior devido aos sucessivos deficit nas contas externas e à contínua deterioração das contas públicas. 
 
A decisão sinaliza que eles estão atentos à difícil tarefa de 2014, com a realização da Copa do Mundo de Futebol e as eleições. Sem interferências externas, deverão aumentar a taxa básica de juros nas próximas reuniões para a faixa de 11,5% e 12%. A Entidade acredita que a partir de 2015 o IPCA tenderá ao centro da meta de inflação.

Fechar (X)