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20/11/2020Bom planejamento das liquidações para Black Friday e Natal pode adaptar os estoques
Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP, fala ainda da importância das promoções casadas e das possibilidades para o mercado nos próximos meses
Black Friday é um período interessante para “testar” a predisposição do consumidor em gastar no Natal
(Arte: TUTU)
Com a recuperação dos setores de comércio e serviços se mostrando assimétrica, alguns segmentos, como o de vestuário, tecidos e calçados, estão com os estoques acima do necessário. Nestes casos, a liquidação pode ser o melhor caminho para reduzir os prejuízos e ter caixa suficiente para repor os estoques e comprar novas mercadorias para o começo do próximo ano.
“Estoque parado é custo. Aquele produto sem rotatividade significa dinheiro gasto sem retorno imediato, e a liquidação é uma excelente saída quando a loja precisa vender estes produtos antigos. Entretanto, tal ação não serve para a loja inteira, porque, nos itens mais novos, é possível manter a margem de lucro”, explica no podcast da FecomercioSP, Guilherme Dietze, assessor econômico da Federação.
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O especialista ainda ressalta a importância das promoções casadas, chamadas de cross-selling, ou seja, a venda de um produto mais velho junto com um mais novo. Além disso, Dietze destaca que a Black Friday é um período interessante para “testar” a predisposição do consumidor em gastar no Natal.
“A Black Friday é um excelente termômetro para o empresário encarar não somente o Natal, mas também as liquidações de início de ano. Quer dizer, isso vai mostrar que o ritmo estava mais forte ou mais fraco do que o esperado. Vendas boas em novembro apontam para um mês de dezembro mais aquecido, e isso é importante para pensar em estoque e também no quadro de funcionários”, enfatiza.
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