Sustentabilidade
22/01/2025Campanha reforça importância da reciclagem do óleo de cozinha
Programa Óleo Sustentável faz um convite para incentivar a sustentabilidade e a economia circular
A Associação Brasileira das Indústrias do Óleos Vegetais (Abiove), em parceria com o Sindicato da Indústria dos óleos Vegetais (Sindoleo), está com nova campanha do programa Óleo Sustentável. A iniciativa busca sensibilizar e engajar a sociedade na reciclagem do óleo de cozinha usado, promovendo a Logística Reversa (LR) do resíduo.
Com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a iniciativa convida os estabelecimentos a se tornarem Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), ampliando a capilaridade do sistema e estimulando a cultura de sustentabilidade. Para orientar o empresário, a Entidade disponibiliza gratuitamente informações na sua plataforma de LR.
No site do projeto, os consumidores podem localizar os PEVs mais próximos e acessar informações sobre os diversos benefícios da reciclagem desse material.
PEVs: facilitando o acesso à sustentabilidade
Os PEVs são aliados fundamentais na coleta e no reaproveitamento do óleo de cozinha usado. Atualmente, existem cerca de 2,8 mil pontos em operação no Estado de São Paulo, um número que reflete o compromisso com a expansão e a promoção da sustentabilidade.
Além de facilitarem o descarte correto, os PEVs são verdadeiros multiplicadores de consciência ambiental, incentivando práticas sustentáveis na comunidade. Em 2023, o programa coletou mais de 900 mil litros de óleo usado, apontando o impacto positivo dessa rede em expansão.
Leia mais
Benefícios ambientais e sociais
A destinação correta do óleo de cozinha contribui para a preservação ambiental, prevenindo problemas como o entupimento de caixas de gordura e tubulações, além de evitar a poluição de corpos d'água e do solo. Além dos ganhos ecológicos, o reaproveitamento desse resíduo é uma fonte relevante de geração de renda e economia, dado que é utilizado na fabricação de biodiesel, sabão biodegradável e outros produtos.
Ao participar do Programa Óleo Sustentável, os consumidores e os estabelecimentos tornam-se agentes ativos na promoção da economia circular, contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável.
Junte-se ao movimento
A campanha é um chamado à ação para todos: consumidores, empresas e parceiros institucionais. Tornar-se parte dessa iniciativa é simples e gera benefícios que transcendem o campo individual, alcançando o coletivo. Para mais informações e localização dos PEVs e/ou para se tornar um PEV e ajudar a causa, acesse o site do Programa Óleo Sustentável e faça parte desse movimento rumo a um futuro mais verde e consciente.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Sustentabilidade
Propostas de combate ao lixo no mar
Conselho de Sustentabilidade sugere uma série de ações para evitar o acúmulo de resíduos plásticos nas praias
-
Editorial
Brasil deve pressionar emissores por metas mais rigorosas
SustentabilidadeLei de energia renovável é sancionada com vetos aos jabutis
SustentabilidadeDebate verde aborda COP, Plano Clima e sustentabilidade
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
Jabutis no PL de eólicas ‘offshore’ geram impactos danosos
PL é originalmente positivo, mas substitutivo aprovado obriga a contratação de fontes desnecessárias
-
Sustentabilidade
Portaria cria comitê gestor do Cidades Verdes Resilientes
Conheça as responsabilidades e competências desse grupo de trabalho e entenda as contribuições da FecomercioSP para o programa de sustentabilidade urbana
-
Sustentabilidade
Mercado de carbono regulado: empresas podem se planejar
Sistema é um avanço no debate ambiental brasileiro, mas texto sancionado carece de ajustes
-
Sustentabilidade
Cidades Verdes Resilientes: programa semeia infraestruturas sustentável e inclusiva
Adoção é considerada imprescindível pelos setores do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo