Negócios
19/07/2018Como aplicar reajustes de preços sem perder clientes
Empresário precisa levar em consideração algumas questões para competir no mercado e manter lucratividade
Demanda, custo e concorrência devem ser considerados para oferecer preços competitivos
(Arte: TUTU)
O reajuste de preços é um dos grandes desafios enfrentados pelos empresários do comércio. Apesar de estar na contramão das estratégias para atrair e conquistar clientes, ele se faz necessário, tendo em vista a variação inflacionária.
Veja também
FecomercioSP apresenta características de um bom vendedor no comércio
Confira dicas de gestão financeira no varejo
Para oferecer preços competitivos sem perder lucratividade e afugentar o consumidor, a demanda, os custos e a concorrência devem ser considerados.
Demanda
É importante analisar o grau de elasticidade do produto, que significa o quanto o consumidor está disposto a adquirir determinado bem ou serviço mesmo se aumentar o preço. Essa elasticidade depende de algumas variáveis, como tipo de utilização, peso que o item tem no orçamento do consumidor, entre outros aspectos.
Custos
Devem ser considerados fatores como custos e despesas (fixas e variáveis) e margem de lucro desejada (também chamada de “margem de contribuição”). Nesse caso, o cálculo deve avaliar quanto cada produto poderá absorver do reajuste em termos de margem, de maneira que se mantenha competitivo no mercado.
Concorrência
O empresário pode fixar o valor de seus produtos com base na média de preços dos concorrentes. Contudo, é recomendável ter certeza de que não haverá grande redução da margem de lucro, prejudicando a continuidade dos negócios.
Confira a matéria completa na edição nº 4 do No Balcão, disponível aqui.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/como-aplicar-reajustes-de-precos-sem-perder-clientes
Notícias relacionadas
-
Negócios
Loja do Futuro apresenta a evolução do varejo na FE24
Último dia para visitar o grande evento de negócios e conferir as tendências dos comércios físicos e digitais
-
Negócios
Pequenas empresas, grandes impactos: startups ganham espaço
NegóciosVeja resultados preliminares sobre empreendedorismo feminino
NegóciosVarejo paulista deve criar 30 mil vagas de emprego no último trimestre do ano