Negócios
28/06/2022Da eliminação de erros à automatização do atendimento: cinco benefícios que a Inteligência Artificial oferece à sua empresa
Tecnologia consegue identificar padrões de situações passadas e produzir projeção de tendências futuras
As soluções baseadas em IA podem ajudar as empresas a responder consultas e reclamações com agilidade
(Arte: TUTU)
As aplicações de Inteligência Artificial (IA) promovem oportunidades para que as empresas obtenham melhores resultados financeiros e operacionais, especialmente por meio de ganho de eficiência nos processos do negócio, no aumento do engajamento de colaboradores e de clientes com a marca, no crescimento do índice de retenção de clientes, na redução de custos e no fortalecimento de laços de confiança do público-alvo.
Trata-se de uma tecnologia que possibilita a execução de tarefas por algoritmos, de modo que os resultados sejam semelhantes (ou, até mesmo, superiores) àqueles obtidos por humanos. Estima-se que a IA gerará aumento de pelo menos 70% da receita global das empresas até 2070.
Estudos recentes mostram um crescimento significativo de investimentos em IA a cada ano. Esta nova tendência vem apoiada pelo fato de que os consumidores estão cada vez mais suscetíveis a utilizar essa tecnologia no dia a dia.
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Para Rony Vainzof, consultor em Proteção de Dados da FecomercioSP e sócio da Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados, “a IA é tecnologia condicionante para os desenvolvimentos econômico e social de nações, tendo se tornado essencial para a sobrevivência e a competitividade dos negócios. Isso não é diferente no setor de comércio e serviços. Por isso, trazer informação acessível, a fim de disseminar a importância da IA e ponderar questões éticas e jurídicas visando ao seu uso responsável, é de suma relevância para o empresariado.”
Por isso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou um material bastante detalhado sobre os principais pontos de interesse da IA para empresas. Acesse aqui e conheça os benefícios da tecnologia.
Gerenciamento de tarefas repetitivas
O processo de executar tarefas burocráticas ou repetitivas, além de demorado, pode também ser bem tedioso, reduzindo a produtividade de funcionários ao longo do tempo. As ferramentas de automação de procedimentos com IA facilitam este trabalho: os algoritmos têm a capacidade de executar, de forma rápida, qualquer processo contínuo do negócio, sem nenhum esforço manual dos departamentos de RH, TI, Marketing, Vendas etc.
Aprimoramento da experiência do cliente
As soluções baseadas em IA podem ajudar as empresas a responder consultas e reclamações com agilidade e de forma padronizada e reduzir a tensão e o estresse da equipe de atendimento ao cliente – gerada pelo alto número de interações, além de expandir a produtividade e gerar mais qualidade de vida aos colaboradores.
Confira, a seguir, alguns exemplos práticos.
Uso de chatbots e assistentes virtuais: mensagens altamente personalizadas para grupos de clientes já segmentados, atendendo a demandas em tempo mínimo.
Soluções de call center de IA: respostas padronizadas a consultas, como disponibilidade de estoque de produtos, horário de funcionamento e cancelamento de reservas, além de atendimento a várias solicitações simultaneamente, reduzindo o tempo de espera dos clientes.
Aumento da precisão e eliminação de erros humanos
Outro grande benefício da utilização da IA é a redução das chances de erros manuais, tornando os processos da empresa cada vez mais precisos e eficientes. Como os algoritmos não estão sujeitos a intempéries humanas – como cansaço, doenças, atrasos, entre outros –, há menos impactos desta natureza às operações do negócio.
A empresa também pode utilizar a tecnologia para reduzir erros de logística e atendimento ao cliente, bem como monitrar a entrada e saída de funcionários.
Tomada de decisão inteligente
A IA consegue identificar padrões de situações passadas e produzir projeção de tendências futuras. Por exemplo, as aplicações da tecnologia são capazes de segmentar o público-alvo do empreendimento por grupos ou perfis que balizem a tomada de decisão de gestores quanto à melhor forma de oferecer produtos ou serviços, bem como a respeito do desenvolvimento de novas funcionalidades. Adicionalmente, com base nos dados disponíveis, a IA pode sugerir formas mais assertivas de engajamento com os consumidores, por meio de publicidade programática ou mediante outras interações com a marca.
Resolução de problemas empresariais complexos
Da detecção de fraudes a interações personalizadas com clientes, a IA auxilia empresas de todos os setores a encontrar as soluções para o enfrentamento dos desafios mais recorrentes. Além disso, estas ferramentas também podem ser usadas para o gerenciamento de risco e a garantia da sustentabilidade e do crescimento dos negócios. A análise de dados empresariais é muito útil na resposta a crises financeiras, na área de Recursos Humanos (por exemplo, para identificar o índice de turnover) e até mesmo em situações de incidentes de segurança.
Quer entender por que a IA tem se tornado tão estratégica para os negócios e quais são seus riscos? Acesse o Fecomercio Lab e confira material exclusivo sobre como a tecnologia está se integrando no dia a dia do comércio e dos serviços. Entenda, também, como buscar as melhores ferramentas de IA para a sua empresa.
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