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Negócios

Delegar tarefas potencializa a eficiência dos negócios

Gestor precisa conhecer as competências de sua equipe para que as atividades possam ser realizadas de maneira eficaz

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Delegar tarefas potencializa a eficiência dos negócios

Delegar tarefas é uma habilidade importante para o cargo de gestor
(Arte/Tutu)

Definir a estrutura de liderança de uma empresa é, sem dúvida, uma tarefa de grande importância, pois cada modelo contém procedimentos característicos, de modo que o empreendedor deve avaliar qual melhor se adapta ao seu negócio para uma gestão mais eficiente.

Uma das estruturas mais conhecidas é a de gestão vertical, em que a empresa é dividida em departamentos bem definidos e a hierarquia de cargos segue um organograma de subordinação. Nesse modelo, o subordinado deve seguir as orientações de seu superior.

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Um método alternativo é o de gestão horizontal, no qual os funcionários formam grupos de trabalho, sendo que todos têm autonomia para tomar decisões dentro do escopo de seu agrupamento.

Também há o modelo de gestão compartilhada. Nesse caso, os gerentes são referências em temas de suas especialidades, contudo, não exercem poder. Com isso, as soluções são obtidas em conjunto pelo gerente e sua equipe, de modo que o papel do líder trata de inspirar e engajar o grupo de trabalho.

De todo modo, independentemente do modelo de gestão, o ato de delegar tarefas potencializa os resultados. A ação de delegar consiste basicamente em atribuir determinada responsabilidade a outra pessoa.

Nesse sentido, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresenta algumas ações que o empresário pode pôr em prática para promover a descentralização da gestão dos negócios:

• Valorize e aloque os funcionários em atividades em que possam tirar proveito de seu potencial, competência e experiência;

• Considere o ponto de vista dos colaboradores em vez de valorizar apenas a própria opinião, dando atenção às propostas e evitando críticas precoces;

• Administre com calma discussões em momentos de tensão, pois fazem parte do processo de criação e inovação;

• Proporcione um ambiente de trabalho interativo que estimule discussões coletivas e que favoreça a comunicação sem obstáculos físicos;

• Identifique e valorize semelhanças e pontos em comum entre os funcionários, pois a divisão de tarefas pode proporcionar maior afinidade entre os envolvidos, além de evitar eventuais conflitos;

• Cuide para que todas as pessoas que, de alguma forma, serão impactadas por decisões, possam participar do projeto, contribuindo e assumindo responsabilidades;

• Estabeleça prazos, responsabilidades e padrão de qualidade esperado, sempre acompanhando e auxiliando o andamento das atividades;

• Certifique-se que a atividade em questão pode ser realizada, de modo que não desmotive o liderado;

• Permita e incentive os colaboradores a descobrir maneiras mais eficientes e criativas de executar suas tarefas.

Por vezes, o gestor tem receio de delegar tarefas por temer que o trabalho não seja feito da forma como ele mesmo faria. Contudo, a centralização das atividades pode ser um grande problema, pois tende a gerar custos e a retardar resultados. Quando as tarefas são divididas e delegadas às pessoas com competência para realizá-las, os resultados podem ser melhores do que se tivessem sido feitas pelo líder. Por isso, uma das grandes habilidades de um gestor é a capacidade de delegar e interagir com a sua equipe.

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