Negócios
05/07/2017Empresário precisa se planejar adequadamente para internacionalizar seu negócio
Consultor da FecomercioSP Ricardo Tortorella ressalta importância do planejamento para empreendedor que quer marcar presença no exterior
(Arte: TUTU)
Por Alessandra Jarussi
Diante de um amplo mercado global a ser explorado, os empresários brasileiros que pensam em internacionalizar seus negócios e marcar presença no exterior devem, antes de tudo, ter em mente a importância do planejamento.
“Planejar é fundamental. O processo de planejamento vai ajudar o empresário a enxergar as grandes oportunidades que o ‘mercado mundo’ traz e a identificar as eventuais necessidades de ajustes”, orienta o consultor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) Ricardo Tortorella.
“Ficará claro para o empresário que é preciso se capacitar, pesquisar o mercado no qual vai inserir seu produto e conhecer a cultura local, as normas e regulamentos, além de adaptar o produto, a embalagem, a forma e os prazos de entrega. Também é necessário entender a concorrência e os parceiros estratégicos”, destaca Tortorella.
“A melhor forma de iniciar o planejamento é construir um bom plano de internacionalização”, aconselha o consultor da FecomercioSP. Segundo ele, apesar de enorme e aberto para todos, “o ‘mercado mundo’ não aceita amadorismo”.
Saiba mais
Internacionalização dos negócios é opção realista e viável para empresários brasileiros
Empresário brasileiro de comércio e serviços que deseja exportar tem caminho promissor pela frente
Desinformação, tamanho do mercado, imagem do produto brasileiro, câmbio e burocracia são desafios para empresário conquistar o exterior; saiba como superá-los
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/empresario-precisa-se-planejar-adequadamente-para-internacionalizar-seu-negocio
Notícias relacionadas
-
Negócios
Pequenas empresas, grandes impactos: startups ganham espaço
Pandemia e eventos climáticos aceleraram o interesse por soluções de problemas; veja matéria da PB
-
Negócios
Banco do Povo Paulista: crédito sob medida para MPEs
NegóciosFusões e aquisições: quais são as perspectivas no Atacado?
NegóciosEm visita de Xi Jinping, desafio será convencer chineses a comprar mais do País
Recomendadas para você
-
Negócios
UM BRASIL: assista ao debate sobre comércio internacional
Diretor da ApexBrasil defende que as empresas brasileiras devem apostar mais nas exportações
-
Negócios
Brasil e China anunciam acordo para integração de sistemas de comércio exterior
Iniciativa pretende garantir mais agilidade, economia e segurança nas exportações e importações